Recordar é viver, e por vezes quando recordamos, sentimos que aquilo que pensávamos não só corresponde à realidade, como desmente mitos e mentiras entretanto criadas e que se procura se venham a tornar verdade, perdurando assim nas mentes mais desprevenidas e ignorantes.
Ontem à noite, enquanto jantava após mais um fatigante dia, nada melhor do que, ao fazer zapping, tropeçar na RTP Memória. Estavam as magníficas camisolas azuis-e-brancas em campo... e que equipa... que jogadores. «Não mudo mais de canal!!»
Não apanhei desde o início, mas a segunda coisa que me desperta a atenção é a voz do relatador (benfiquista seguramente, mas com um estranho e raro discernimento), dizia ele que o FCP mandava no jogo, controlava a seu bel-prazer.
Não muito mais tarde apercebi-me de que jogo se tratava... 2-3, e penso não ser preciso dizer muito mais para os portistas que recordam os resultados do FCP.
Que equipa... recordo que o FCP chegou aquele jogo da 26ª ou 28 ª jornada com 4 (QUATRO) golos sofridos!! Treinador, Carlos Alberto Silva... dava-se ao luxo de manter no banco jogadores como o Domingos, o Timofte, o Zé Carlos... Em campo jogadores como Jaime Magalhães, João Pinto, Fernando Couto, Aloísio, Rui Filipe, Kostadinov, Baía... E repare-se durante quantos anos o FCP conseguiu manter a mesma estrutura de jogadores, com poucas mexidas, sendo que os que iam entrando não eram para fazer número, pois esses limitavam-se a ficar na bancada.
Aqui se vê porque é que a superioridade do FCP se foi cimentando ao longo dos anos 90, culminando no Penta.
Voltando ao jogo, viamos um FCP a jogar no estádio do adversário com um à vontade desconcertante... o Baía acaba por sofrer 2 golos, e de resto só teve de se aplicar em 1 cruzamente e numa saída... de resto podia ter levado uma espreguiçadeira e o protector solar. Uma segurança defensiva impressionante e uma capacidade do meio-campo em trocar a bola fantástica. Jogo ao primeiro toque, colocando o adversário à procura da bola. PAra mais, o FCP saia 90% das vezes a jogar desde trás (ao contrário dos dias de hoje, em que invariavelmente sai pontapé para a frente), e qualquer jogador tinha essa capacidade, fosse ele o André, o Rui Filipe, o João Pinto. Depois a capacidade de luta... todos os jogadores em campo possuiam aquela atitude à FCP (tirando talvez o Kostadinov, que nos jogos grandes por vezes não tinha a mesma atitude guerreira). Fantástico ver como o FCP vencia invariavelmente as bolas divididas, fazia muitas vezes com sucesso o 2x1, e fazia as faltas no momento e lugares certos.
Via-se ali muito trabalho, também ao nível dos lances de faltas e cantos, com grandes especialistas. Em campo jogadores como o Jaime Magalhães, Fernando Couto, Paulo Pereira e mesmo o João Pinto tornavam os livres e cantos em jogadas quase sempre perigosas, e ainda faltava lá dentro o Timofte ou o Zé Carlos!!
O adversário?? Esse, coitado, limitava-se a jogar o que o deixavam. Apesar de estar obrigado a vencer, mais não conseguia do que aguentar-se. Tirando o Yuran, o Thern e pouco mais, não passava de uma equipa banal com jogadores banais. Simplesmente apoiada por um estádio que tentava intimidar o árbitro e seus assistentes, o que lhes dava mais alguma margem. Logo na 1ª parte Veloso e Rui Bento teriam vindo para a rua com acumulação de amarelos... mas não o Veloso lá se aguentou até final, apesar de ter distribuido porrada a torto-e-a-direito, com n faltas e quase todas merecedoras de cartão. O Rui Bento lá foi mais cedo para o banho, mas porque derrubou o Rui Filipe que se encontrava isolado.
Mas até para rir dava... ver o público vermelho em uníssono a chamar gatuno ao árbitro, depois de ter perdoado cartões e faltas a jogadores da própria equipa!! Ver objectos a cair no relvado constantemente durante o jogo. Ele eram garrafas, latas, laranjas, enfim... era de tudo. E o público na sua cegueira a pensar que a sua equipa era a maior e que o árbitro os prejudicava a eles.
Não admira portanto, que, com tal cegueira, insistam que naqueles anos eram os maiores, os mais bem comportados, e os mais perseguidos pelas arbitragens!!
Era precisamente o contrário... e contra factos não há argumentos!!
Seja bem-vindo. Hoje é
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Pesquisar neste blogue
Mensagens populares
-
Jorge Coroado: "Na minha altura eram pessoas ligadas aos clubes que nos ofereciam favores sexuais. Uma pessoa esperava-nos no aeroporto...
-
(De Rui Valente, http://renovaroporto.blogspot.ch/) Espero um dia vir a mudar de opinião se a interrogação em título não chegar a con...
-
A exibição foi tão pobre, a mudança tão abrupta e forçada, que a pergunta que sobrou da jornada que terminou com assobios é: o que ganhou o ...
Links A-E
100% Dragão Adepto Aguia Moribunda Aquecimento Blogal Anti Lampião APRE Até os comemos, carago Avenida dos Aliados Azul e Branco Azul Dragão Azular o mundo A chama do Dragão Baía de Vitórias Barboville Blog: FCPorto - Hulk - CR9 Basculação Bibó Porto carago Bi-Campeões do Mundo Bitaites Portistas Blog do Belenenses Blog do Chaves Blog do Lucho BloGolo Blog sem assunto Blue Monde Bússola Campeões 2005/06 Canal Desporto Carrega Porto! Carago...sim, Carago Cartão de adepto lampião Cepos dos anos 90 Cigano 7 Online Circo da Luz Clube de fãs de Vítor Baía Coisas do futebol David Pereira Dianabol Dragão até à morte - F.C.Porto, o melhor clube português. Dragão de Gouvinhas Dragão Forever Dragãozinhos Dragões azuis Dragões azuis - O Fórum Durus Caladh Em cima delas que nem caes Em minha opinião... Esperança Portista Eu sou desportista
Links F-O
FC Porto - Site Oficial FC Porto Blog fcpfórum FC Porto PlanetaPortugal FC Porto 2003 FêCêPê: Orgulho e Glória Força Porto Fragmagens Free Games FromPorto Fundação Vitor Baía Futebolar Futebol Paixão Giochi Gratis Hélder Postiga Online Importação-Exportação Importacao-Exportacao Jeux Gratuits Jogos Gratis Jogos Android Jorge Nuno Pinto da Costa Juegos Gratis J_Eagle KOSTA DE ALHABAITE Largos Dias Têm 100 Anos Le Musicien LIGA CHAMEM O INEM Lobices Luacintilante's Lucho Gonzalez Luís Filipe Vieira não é demagogo Made in FC Porto MADEIRA MINHA VIDA, MADEIRA MEU PAÍS! Magia on Tour MJRM Mui nobre e invicto orgulho Mundo azul e branco Nação azul e branca Nação portista nunosribeiro O arguido castrense Oblivion Óculos azuis e brancos O Clã da Matriosca O Dragao O Gil O mundo duma nação O pestinha O Portista O Kiko O Vilacondense
Links P-Z
Páginas Amar-ela PALAVROSSAVRVS REX Passarinhos fritos Paulo Verde Pobo do Norte Porta 19 Portal futebol Portal dos blogs Portistas de Bancada Portistas de Macedo Porto do crime Portugal Football Blogs Procuro marido Quaresma 10 Queridos jornalistas desportivos Rascord on-line Record: Meia década de...Mentiras!! Reflexão Portista Relvado.Com realidade-virtual Rio Ave Roubos de futebol Roubos de Igreja S.C.Sra.da Hora S.D. Frente Norte Seguidor do Porto Sem ordem Site FCP Lisboa SLBostas Sonho Azul Sou Portista com muito Orgulho Spiele Kostenlos Sportugal Super Dragões Templo do Dragão Terceiro anel Tetas e Bolas Top Luso Tormentos Transitario Tribunal das Antas Tributo a Vítor Baía Tripeiras Tudo a Norte Ultras FC Porto Matosinhos Varanda do Dragão Vermelhices.Com Vítor Baía, o 99 Dragão Zé do Boné
1 comentário:
Caro amigo, a ficha desse jogo...
27º Benfica 2 Porto 3
22/4/1992
Vítor Baía; João Pinto, Aloísio, Fernando Couto, Paulo Pereira; André, Jorge Couto (66´Timofte), Rui Filipe, Jaime Magalhães (87´exp.); Kostadinov e Tozé (59´Domingos)
João Pinto 64´g.p.
74´
Kostadinov 84´
85´
Timofte 89´
Loucos os últimos minutos da partida... e uma grande emoção e orgulho pela (mais uma) vitória naquele covil de ódio saloio...
Um abraço,
Rogério Paulo Ameida
Enviar um comentário