Seja bem-vindo. Hoje é

10/04/09

Elogio ao grande Ferreira Fernandes

Costumam acusar-me de detestar o Benfica e os benfiquistas. Não é verdade. Apenas detesto quem fez do Benfica um clube mafioso, corrupto, e que apenas sabe vencer na secretaria. Estejam eles na direcção, nos jornais, nas televisões, nos fóruns, nos blogs, ou nas bancadas a bater palmas a um milhafre. Porque esses adeptos são mafiosos, pequeninos, nojentos e envergonham Portugal.

Mas existem outros benfiquistas. Os que ainda continuam a pensar que o futebol é apenas um desporto e deve ser vivido com fair-play. Porque apenas somos grandes se soubermos reconhecer a grandeza dos nossos adversários. E esses merecerão sempre o meu respeito, admiração e elogio. É verdade que são cada vez menos, é verdade que, nas televisões e jornais, não podem falar ou escrever o que pensam sobre os dirigentes do Benfica, é verdade que, mesmo em fóruns ou blogs, os que criticam o polvo são acusados de serem portistas ou estarem a mando de Pinto da Costa - o "Novo Benfica!" é um bom exemplo...tudo isso é verdade. Mas esses adeptos existem, estão vivos, são mais do que parecem e continuam a sentir o Benfica como sempre o fizeram. Mesmo que, para eles, algumas vitórias tenham um gosto amargo.

É o caso de Ferreira Fernandes, um jornalista adepto do Benfica, que já sentiu na pele a força do polvo encarnado depois de ter criticado Luís Filipe Vieira em alguns jornais. Não escreve sobre futebol com a mesma assiduidade de outros tempos, nem sequer escreve tudo o que lhe vai na alma mas, ao contrário de muitos (mesmo portistas) que já se venderam, continua a resistir e a ser o adepto e profissional isento que sempre foi. A prova:

Elogio ao grande FC Porto
(Ferreira Fernandes no Diário de Notícias)

O FC Porto não é o melhor clube português no futebol internacional. É o único. É o único que, antes de um jogo contra o Manchester United, podemos esperar que jogue entre iguais. Não esperar de esperança beata - porque, essa, qualquer presidente aldrabão no universo crente que é o futebol pode prometer.

Falo de esperança legítima num clube que vai em mais de duas décadas de carreira como o melhor português e, sobretudo, atingindo aquela constância de qualidade que leva o FC Porto a ser tratado entre os maiores como um dos seus. É necessário que isso seja saudado para além do futebol. Porque, em Portugal, no campeonato dos factos contra a retórica, ganha quase sempre a conversa barata. Ontem, um dos nossos raros campeões de factos (e não de lábia) voltou a cumprir. Quem manda no restante futebol nacional que aprenda com quem foi buscar os, então, desconhecidos Hulk, Fernando e Cissokho... E o que há para aprender é isto: há quem saiba fazer e há quem não. Estes últimos deviam dedicar-se ao curling, desiludiriam menos portugueses.

3 comentários:

Anónimo disse...

«É notável a capacidade que o Dragão tem de cuspir em tudo aquilo que não presta. Naqueles que já não conseguem arranjar mais argumentos, por mais patéticos que sejam, para denegrir a sua imagem, para relativizar e minimizar os seus êxitos. Para tudo isto o FC Porto tem tido resposta pronta. Como? Ganhando. Convencendo... e em campo. Que é sempre a melhor forma de calar os "anónimos" prontos a meter a cabecinha de fora sempre que têm uma pequenina oportunidade...
(...)
A jornada europeia de Manchester foi gloriosa, (igual a muitas outras que nos últimos 20 anos o FC Porto tem repetidamente conseguido), deixando orgulhosos os verdadeiros amantes do que de melhor o futebol português é neste momento capaz de produzir. O resto... é "chover no molhado"... é mais do mesmo!
Esta jornada não merecia, por isso, ser despachada para segundas caixas de informação desportiva, dando lugar, em primeira instância, às crises existenciais de alguns habituais protagonistas, num exercício de minimização e de branqueamento que até pode agradar a meia dúzia de "cromos" mas que envergonha todos aqueles que não deixaram de se sentir orgulhosos pelo que viram, não olhando a mais nada que não tenha sido a enorme qualidade da exibição portista e, em especial, a sua permanente "atitude", a tal expressão tão difícil de mastigar!
Também eu me associo a uma cuspidela generalizada contra tanta cegueira!»

Paulo Garcia, SIC online, 08/04/2009

Anónimo disse...

A semana passada o Estrela não treinou e nesta continuando a não receber, TREINOU, os "DESCONFIADORES DO REINO" estão calados???!!!...

Anónimo disse...

Correio da Manhã, Jornal de Negócios, Record, Automotor, Máxima, Pcguia, Rotas e destinos e Semana informatica devem ser excluídos por todos aqueles portistas que os consomem.

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista