Seja bem-vindo. Hoje é

18/12/09

Há um ano foi assim...


Penso que todos se recordam deste encontro. Estava em jogo o primeiro lugar no grupo G e o FC Porto não o deixou escapar. Bruno Alves e Lisandro Lopez marcaram os golos, mas ainda ficaram alguns por marcar. No entanto, como as vitórias do FC Porto nunca são valorizadas neste Portugal dos pequeninos, apareceram muitas vozes a dizer que o Arsenal perdeu porque jogou sem os melhores jogadores. Tinham alguma razão já que Van Persie, Adebayor, Fàbregas e Nasri não jogaram no Dragão. No entanto, todos sabemos que o Arsenal não é apenas onze jogadores e os que jogaram tinham lugar cativo no onze das duas equipas da segunda circular. Para além disso, essas mesmas vozes esqueceram-se que no jogo de Londres, que, verdade seja dita, o Arsenal dominou, o FC Porto também jogou desfalcado já que Fucile, Lucho e Hulk não foram titulares.

Equipa do FC Porto:
Helton, Fucile, Rolando, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Lucho Gonzalez (T. Costa 77), Fernando, Raul Meireles, Lopez, Hulk (Guarin 88), Rodriguez (Mariano Gonzalez 78).

Golos: Bruno Alves 39, Lisandro Lopez 54.

Equipa do Arsenal:
Almunia, Eboue, Gallas, Silvestre, Djourou, Ramsey (Wilshere 59), Diaby (Gibbs 59), Song Billong (Randall 78), Denilson, Vela, Bendtner.

Depois do jogo, Jesualdo Ferreira disse que a equipa éra a menos experiente das 16 que ainda estavam em prova. Alguns não concordaram mas o treinador do FC Porto tinha razão como Pedro Marques da Costa escreveu no jornal O Jogo:

11 menos rodado

Jesualdo Ferreira não se enganou: o FC Porto tem mesmo o onze menos experimente dos 16 que resistiram na Liga dos Campeões e é também a quarta equipa com a média de idades mais baixa (25,5). Inferior, considerando os onzes mais utilizados nesta primeira fase da competição, só Arsenal (24,7), Barcelona (25,1) e Manchester United (25,3), que, curiosamente, não se atravessarão no caminho do FC Porto nos oitavos-de-final.

Os portistas, como Jesualdo Ferreira referiu, são mesmo uma equipa jovem, mais ainda no campeonato do que na Champions, onde Fucile (24) substitui Pedro Emanuel (33) entre os habituais titulares.

Mais importante do que a idade é, muitas vezes, a experiência adquirida através da competição. E, aqui, não há dúvidas: o FC Porto tem os jogadores menos experientes dos 16 clubes que continuam na Liga dos Campeões. De longe. Em média, cada um dos titulares portistas da primeira fase da prova tem apenas 23 jogos disputados nas competições europeias, surgindo no segundo lugar o Atlético de Madrid e o Sporting, com 31 jogos por jogador. Dos possíveis adversários, a equipa de Madrid é mesmo a mais inexperiente, seguindo-se Villarreal (33 jogos) e Lyon (35). Em contrapartida, no lote de equipas mais rodadas estão Inter de Milão (49), Chelsea (59) e Real Madrid (64).

Apesar da teórica falta de experiência dos portistas - têm cinco jogadores dos habituais titulares com menos de 20 jogos nas competições europeias -, os factos mostram outra realidade: o FC Porto voltou a apurar-se, pela segunda vez consecutiva, no primeiro lugar. Também por isso, Jesualdo afirmou que a equipa "cresceu uns anos de futebol" pelo jogo que realizou com o Arsenal. Vão precisar deles...

Também se destaca no campeonato nacional

O FC Porto tem o plantel com a média de idades mais baixa da Liga Sagres, contabilizando apenas 22 anos. O Sporting tem, em média, mais dois anos (24), e o Benfica mais três (25), enquanto o Trofense é a equipa mais velha, com uma média de 28 anos. Para além do onze mais utilizado na Liga dos Campeões (25,5 de média) ser dos mais novos da prova, os portistas têm também, a nível interno, o plantel mais jovem do campeonato. Convém, no entanto, referir que nas contas entram também vários jogadores da formação que estão inscritos na Liga e que não são usados. Candeias (na foto) foi o portista mais jovem a entrar nas opções.

5 comentários:

Anónimo disse...

Leonor Pinhão desmente Carolina
00h30m
NUNO MIGUEL MAIA
A ex-namorada de Pinto da Costa e Leonor Pinhão têm diferentes versões sobre quem escreveu o livro "Eu, Carolina". A jornalista reconheceu, ontem, sexta-feira, ter "dactilografado" a parte referente aos processos do Apito Dourado.

Carolina Salgado afirmou, numa sessão anterior do julgamento nas Varas Criminais do Porto, que o livro foi integralmente escrito pela sua então amiga e professora Maria Fernanda Freitas de Sousa e que aquela jornalista e conhecida adepta do Benfica apenas tinha apoiado quanto à revisão e umas "datas" na parte do futebol. Procurou desmentir, assim, a insinuação de que teria sido Pinhão a escrever a parte mais agressiva para Pinto da Costa e amigos.

Só que, ontem, a jornalista afirmou, afinal, ter tido uma participação activa na elaboração da obra. Foi quando o livro já tinha mais de 90 páginas. "Durante três dias, num hotel, dactilografei o que me disseram a Carolina e a Fernanda Sousa. Eram íntimas", disse, mostrando-se irritada quando um dos advogados lhe referiu a palavra "redigiu". "Não seja habilidoso com as palavras!", respondeu, sendo, de imediato, repreendida pelo juiz-presidente, Rafael Azevedo.

A jornalista, que colaborava com a Editora D. Quixote - e depôs com o auxílio de três agendas que possuía -, quis transmitir a ideia de não ser próxima de Carolina. Mas admitiu que à ex-companheira de Pinto da Costa forneceu dados sobre notícias do Apito Dourado que até então saíram na imprensa. Só sobre esses factos é que a editora aceitaria publicar algo, para evitar processos.

Sobre o facto de não ter assinado o livro, explicou que tal ficou a dever-se à insistência de Fernanda Sousa em figurar como autora, apesar de ter sido aconselhada a não aparecer publicamente. "Não teria problema algum...", declarou, em resposta à juíza Patrícia Guimarães, que classificou Pinhão como "face oculta" do livro, provocando risos entre os arguidos.

Além de contar uma história diferente da de Carolina, Leonor Pinhão contrariou também a versão de Fernanda Freitas Sousa. Esta testemunha frisou apenas ter escrito o livro até à "página 99" e que o resto, referente ao "Apito", foi redigido por alguém que não soube identificar. Sobre isto, Pinhão respondeu que Fernanda até deu acordo à versão final, tendo possuído um exemplar "em papel" com "correcções à mão", que entregou à Procuradoria. À saída do tribunal, Carolina e Leonor cruzaram-se com Pinto da Costa e este não resistiu a lançar um comentário, com um sorriso.

O julgamento prossegue a 8 de Janeiro.
JN
__________

Quem é a "face oculta" do Livro ???!!!

David Pereira disse...

Boas,

Vim por este meio pedir para que adicionassem o AWP Wrestling aos vossos links sff

http://www.awp-wrestling.pt.vu/

Obrigado :)

Anónimo disse...

Não fui eu k esscrevi o Livro LOL. hj "falmos" em campo hahahah
Gilovski

Anónimo disse...

ESCÂNDALO
O caso dos telefonemas e dos SMS para os árbitros que apitaram esta época jogos do Benfica, contendo ameaças à respectiva integridade física, vai dar ainda muito que falar. Se estiverem atentos ao jornal do clube encarnado, irão reparar que a arbitragem é um tema recorrente, com diversas chamadas de 1.ª página com críticas aos apitadores dos jogos encarnados. Não estou a dizer que 1+1 são 2, estou apenas sublinhar dois factos. Há que ter em conta que esta chuva de ameaças pode ter origem em alguém ou num grupo que actua por conta própria. Compete à policia averiguar o que está por trás desta campanha intimidatória e que já tem condicionado as nomeações dos árbitros. Por muitos menos - coacção sobre equipas de arbitragem - já foi o Boavista penalizado com a descida aos infernos. Chegou a hora, portanto, de pôr tudo em pratos limpos. Ainda não somos a Sicília!
Bolanaarea

Anónimo disse...

E que tal colocar neste blog o artigo do renovaroporto, "intimidades e apitos" ???

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista