Seja bem-vindo. Hoje é

15/02/12

Nota da Lusa:

Lusa colocou em linha, na segunda-feira, a notícia de que a decisão de afastar Domingos Paciência do comando técnico da equipa de futebol do Sporting ter-se-ia ficado a dever ao conhecimento de encontros entre o treinador e dirigentes do FC Porto.

Na base desta notícia estava uma fonte em quem o jornalista autor da peça tinha toda a confiança, mas cuja identidade não foi revelada, a pedido da própria fonte. No dia seguinte, terça-feira, Domingos Paciência emitiu um comunicado anunciando a intenção de processar judicialmente a Lusa, por ter divulgado uma informação que considerou totalmente falsa e caluniosa, conforme também foi noticiado pela Agência.

A Direcção de Informação da Lusa reconhece agora que, na elaboração desta notícia, não respeitou as normas essenciais do Código Deontológico do Jornalista nem as regras do Livro de Estilo da Agência, nomeadamente a parte em que se determina que "a informação recebida sob condição de não identificar a sua origem requer redobrada exigência na sua confirmação".

A Direcção de Informação reserva-se, contudo, o direito de denunciar a identidade da fonte, caso venha a averiguar que essa fonte agiu de má-fé, induzindo a Lusa em erro, cumprindo o que diz o Livro de Estilo, onde se escreve que a regra de protecção da identidade da fonte pode ser questionada quando se verificar que ela "manifestamente usou a protecção da sua identidade para canalizar informações falsas".

1 comentário:

Toupeira disse...

É fácil resolver estes assuntos...quando mentem, processo em cima deles! Conclusão: A Lusa já voltou atrás dizendo que errou e ameaça mesmo revelar a fonte.

No entanto a Sad do FC Porto raramemnte ameaça com processos quem mente para nos prejudicar. E isso acontece quase todas as semanas. Porquê?

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista