Seja bem-vindo. Hoje é

13/07/04

Entradas e saídas

Desde logo comecemos pelo técnico, sai Mourinho entra Del Neri. Mourinha era um profissional a 200%, vivia para a sua equipa e mais que ninguém queria vencer todos os jogos; estudava meticulosamente cada adversário, cada potencial adversário. Conhecia a sua equipa e cada jogador, muitas vezes melhor do que eles próprios. Tinha uma vontade de vencer incrível, e defendia a sua equipa contra tudo e todos. Del Neri terá de tentar pelo menos aproximar-se do trabalho efectuado pelo Mourinho... a única coisa que se lhe exige, é que tenha tão bons resultados. Se conseguir colocar a equipa a jogar um futebol ainda mais atraente, melhor... é um técnico "desconhecido", no entanto parece ter uma filosofia de jogo que me agrada bastante... uma mistura de Robson com A.Oliveira do FCP da época do Penta. Aguardemos para ver se tal se confirma.

Relativamente a jogadores, a saída do Paulo Ferreira era inevitável tendo em conta os valores apresentados. A sua saída parece estar devidamente compensada, Seitaridis deu muito boas indicações do seu potencial no Euro. É um jogador à Paulo Ferreira, sendo que parece ser fisicamente e ofensivamente mais forte, mas defensivamente um pouco mais fraco (mas muito pouco mesmo), excepto na marcação homem a homem, onde parece ter uma capacidade excelente.
Sobre o Deco está um comentário em baixo, pouco mais há a dizer... é um a enorme perda para os portistas e para todos os que gostam de ver futebol, porque dificilmente o verão com regularidade ao vivo, no estádio onde esteja a espalhar a sua magia.
A saída do Alenitchev é outra que deixa algum "desconforto", já que era um jogador que, à sua maneira, também espalhava magia no campo... nem parece Russo... um jogador que proporciounou belíssimos momentos de futebol, e que esteve sempre nas grandes conquistas do clube. Dos poucos que conseguiu sobreviver "intacto" às loucuras de um F.Santos ou um Octávio.
Pedro Mendes, um jogador de grande qualidade, com grande capacidade de recuperação de bola e capaz de construir jogo rapidamente. Foi uma das bases do sucesso da época passada, se bem que me pareça que não tenha conseguido, por alguma razão que me escapa, mostrar todo o seu potencial. Por isso gostava que não tivesse saído da forma que saiu, pois parece-me que ainda seria bastante útil, e sobretudo com grande importância no nosso meio-campo. No entanto, posso entender esta saída pelo facto de, por se passar a jogar com somente 2 jogadores no meio, o treinador preferir maior poder de choque, e assim entender que esta saída não afectará assim tanto uma posição onde já estamos bem reforçados.

Nas entradas, temos um Rossato que não oferece dúvidas a ninguém, um belíssimo ala esquerdo, capaz de fazer a grande nível toda a faixa, quer tenha apoio à sua frente, quer tenha de a fazer sozinho. Para mais tem um pé esquerdo capaz de marcar a diferença nas bolas paradas. Para a mesma posição (embora aqui seja mesmo só para defesa-esquerdo), mas com características diferentes, a contratação do Areias, com bastante poder fisico, a defender muito bem e a atacar sempre com propósito, vamos a ver se se consegue adaptar à lata roda do futebol.
Raul Meireles mais uma opção para o meio-campo, sendo apontado como um dos mais promissores jovens do futebol protuguês, tem no FCP oportunidade de o mostrar. Paulo Assunção outra opção para o meio-campo, um jogador com uma excelente capacidade fisica, e que no estilo do Pedro Mendes é capaz de recuperar muito jogo e rapidamente o construir, pois para além de técnica possui muito boa visão de jogo... mas o FCP não é o Nacional, terá de trabalhar sempre a 100%. O FCP tem neste momento um meio-campo que, tendo em conta as ideias do treinador parece ser mais do que suficiente para cumprir a sua missão com nota alta, senão reparemos nos nomes: Maniche, Costinha, Carlos Alberto, Bosingwa, Paulo Assunção, Raúl Meireles... talvez falte aqui mais um reforço, um criativo... mas pode não ser necessário, já que as ideias do treinador não parecem ir na direcção de um jogador com essas características.
A entrada de Pepe não vem colmatar nenhuma fraqueza ou saída, apenas adicionar mais qualidade à posição de defesa-central, onde sem dúvidas não existem fraquezas, com um J.Costa, R.Carvalho, P.Emanuel e R.Costa... não terá sido por só termos estes que foi contratado... é um central de qualidade, e com capacidades para jogar como trinco.
Quaresma, encaixa-se como uma luva na táctica do novo treinador, sendo um extremo com boa capacidade de desiquilíbrio, só tem é de não esquecer que o futebol é um jogo colectivo... irá lutar com o Maciel por um lugar na equipa, já que o outro é seguramente do Derlei.
Postiga, um regresso (in)esperado... ninguém contava que saísse tão cedo... ninguém esperava que regressasse tão prontamente, e sobretudo tendo em conta a actual composição do plantel. Tal como no caso do Quaresma, não me parece que seja para colmatar alguma falha, pois Postiga vem para uma posição onde, com as suas caracterísitcas já existe o McCarthy, e com características mais apropriadas ao jogo do Del Neri estarão um Jankauskas e um Hugo Almeida. No entanto não será de estranhar que o técnico opte por colocar duplas com a "mistura" de ambos, ou seja, um "McCarthy" e "Jankauskas". É uma contratação para adicionar valor à equipa... ahhh, e também para prevenir a situação de excesso de estrangeiros para a Liga dos Campeões, assim, poderá optar por deixar de fora um jogador de qualquer posição, já que para todas elas possui opções válidas de jogadores comunitários.

No entanto, isto são tudo previsões, não passam de "ses"... neste momento temos de esperar para ver. No entanto, uma coisa é mais do que certa, olha-se para o plantel e a realidade é que este não perdeu qualidade, bem pelo contrário, a maior parte das entradas, é em princípio, de maior qualidade que a maior parte das saídas. O que causará mais "impressão" serão algumas posições "repetidas", algumas contratações para posições que não se esperaria, mas é preciso não esquecer que o estilo de jogo vai ser diferente...

A equipa, o plantel, é forte... aguardemos.

1 comentário:

Anónimo disse...

contratar mais e melhores jogadores e uma opçao para o porto ganhar o titulo tal como o cristiano ronaldo

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista