Seja bem-vindo. Hoje é

12/09/06

Análise

Com a Liga dos Campeões a bater à porta, aproveito para fazer uma análise à equipa, tendo em conta o que se pôde ver a té ao momento.

De trás para a frente:

Na baliza:

- O FCP continua a estar muito bem servido, com Helton em boa forma, mostrando toda a sua calma e capacidade de defender e rapidamente colocar a bola jogável para os colegas. Caso surja algum contratempo aqui, estamos muitíssimo bem servidos com o melhor GR português.

Na defesa:

- Pepe em boa forma o melhor central do FCP. Titular de caras.
- Bosingwa em boa forma, mas ainda a inventar mais do que o que deve.
- Cech ainda a alguma distância daquilo que vale, estando sobretudo muito incerto no passe.
- Bruno Alves, a tristeza do costume, defensivamente não foi posto à prova, mas o pior é que é um jogador que não revela classe, um jogador a quem a bola "queima", e que toma invariavelmente a opção do "chutão" para a frente, mesmo quando tem inúmeras opções para sair a jogar. Claramente o mais fraco dos jogadores desta equipa.
- As opções neste momento pouco foram vistas, e são elas Ricardo Costa, muito mal nos jogos da selecção, Fucile ainda não teve oportunidade de se mostrar, Ezequias ainda não mostrou nada, nem quando teve oportunidade.

No meio-campo:

- Raul Meireles em boa forma, sendo que ainda poderá render um pouco mais.
- Anderson, tem mostrado que é um jogador de classe Mundial, e com a idade que tem revela muita maturidade e sentido de equipa, o que aliado à qualidade técnica e fantasia que tem o torna um jogador excelente.
- Lucho ainda está muito mal fisicamente, mas ainda assim, disfarça essa falha com toda a sua qualidade, que está ao nível dos melhores do Mundo. Quando estiver com mais ritmo de jogo e bem fisicamente o FCP terá um meio-campo simplesmente assombroso em termos de qualidade de jogo e competitividade.
- Paulo Assunção poderá ser aqui visto em 2 prismas na actualidade, poderá entrar de caras na equipa em caso de jogar em 4x4x2, ou conforme se viu no último jogo, será uma alternativa de nível idêntico a Raul Meireles.
- As alternativas, Jorginho não tem a qualidade de um Lucho ou de Anderson, no entanto poderá ser útli, mas não na forma que mostrou até aqui, na mesma situação se encontram Alan e Diogo Valente, que apesar de serem jogadores que já mostraram qualidade noutras épocas, nesta ainda tem muito para evoluir até poderem ser alternativas ao mesmo nível dos titulares.

Na frente:

- Adriano, ainda não está com a "veia" goleadora, estando a faltar-lhe alguma confiança no domínio de bola e preparação do remate. No entanto é um pormenor que nos avançados se pode solucionar de um momento para o outro.
- Tarik, tem revelado ser um jogador com muio boa capacidade par manter a bola em poder da equipa, segurando bem e distribuindo bem o jogo, falta-lhe no entanto para já o mais importante para quem joga na sua posição, que é a capacidade de penetração na defesa contrária, situação que só vai conseguindo esporadicamente nos desafios. Ficam no entanto na retina diversos passes de qualidade a desmarcar os companheiros, que revelam boa visão de jogo. Precisa de defender melhor.
- Quaresma mostrou estar num momento de forma aceitável, no entanto ainda muito longe do seu melhor. Ainda sem capacidade de explosão do 1x1, mas sempre com a capacidade de inventar um lance de perigo. Estava igualmente a faltar-lhe alguma qualidade na parte defensiva.
- Helder Postiga revelou estar ainda mal fisicamente e sem ritmo de jogo, será sempre uma alternativa no 4x3x3, e poderá eventualmente lutar por um lugar no 4x4x2.
- Lisandro está igualmente sem ritmo de jogo, é capaz de mais. Sobretudo de aparecer mais no jogo e provocar mais vezes os desiquilíbrios na defensiva do adversário. Será neste momento uma alternativa no 4x3x3 e estará na luta com Postiga no 4x4x2.
- Vieirinha mostrou ser uma boa alternativa para o 4x3x3, já que aposta muito nas penetrações pelas alas, sendo imprevisível no 1x1. Não vai sempre à linha varia bem as movimentações optando muitas vezes por ir para dentro à procura do remate ou da tabela com o avançado ou os médios.

Neste momento a equipa mostra a qualidade dos seus jogadores, no entanto como equipa ainda mostrou muito pouco, eu diria mesmo quase nada.
Ainda há muito para evoluir e muito potencial que poderá ser aproveitado, quando a equipa estiver mais bem trabalhada, com mais movimentações, com circulação de bola mais rápida.

Ontem ouvia o prof. Mariano Barreto a dizer que pelo que viu frente ao Estrela, este FCP é equipa demais para o CSKA. Na minha opinião, e sem ter visto o CSKA, o FCP poderá vir a ser equipa demais para o CSKA, mas neste momento não será mais do que uma equipa que tem jogadores "demais" para o CSKA (bem como para as equipas do campeonato nacional).

Espero que o treinador tenha capacidade para tirar o máximo rendimento destes jogadores, porque nesse caso, teremos seguramente uma equipa temível.

7 comentários:

Anónimo disse...

Bom post só não concordo com o que disse o prof. Mariano Barreto porque não se pode comparar o CSKA ao Estrela porque a diferença entre as duas equipas é muito grande.

Anónimo disse...

LOOOOOOLLLLLLLLL!!!!!!!!!

Veiga apanhado nas escutas a pedir favores a Valentim
12.09.2006 - 08h04 : Tânia Laranjo, (PÚBLICO)

José Veiga, actual director-geral do Benfica e, em 2004, o maior accionista da SAD do Estoril, foi outra das figuras do futebol português a ser apanhada nas escutas do Apito Dourado.

O dirigente desportivo foi interceptado em pelo menos duas conversas telefónicas com Valentim Loureiro, à data presidente da Liga de Clubes. Foi em Março de 2004 e o objectivo do ex-empresário de jogadores com licença da FIFA era conseguir que a interdição do estádio do Marco de Canaveses coincidisse com o jogo do Estoril Praia. Veiga queria evitar que a sua equipa se deslocasse a um terreno tradicionalmente difícil e facilitar assim a tão almejada pontuação que nesse mesmo ano lhe viria a possibilitar a subida ao principal escalão do futebol.

Antes desse jogo, que aconteceu a 28 de Março de 2004 e em que o Estoril ganhou por 3-2 ao Marco de Canaveses, José Veiga fez dois telefonemas a Valentim Loureiro. No primeiro pediu que o estádio do Marco fosse interditado. A possibilidade tinha sido aberta devido ao incidente ocorrido cerca de um mês antes (quando Avelino Ferreira Torres pontapeou as placas de publicidade e cadeiras do recinto, ameaçando ainda o árbitro) e José Veiga pretendia então que a interdição coincidisse com o jogo da sua equipa.

Valentim Loureiro ainda tentou que o dirigente do Estoril falasse directamente com Gomes da Silva, então presidente da Comissão Disciplinar da Liga de Clubes, ou que utilizasse a sua influência através dos jornais. "Pressiona-os", aconselhou o presidente da Liga, acabando por aceder, mais tarde, a dirigir ele próprio o pedido ao juiz desembargador Gomes da Silva. "Eu falo com o gajo", prometeu.

Dias depois, Veiga conheceu a decisão da Liga. O estádio do Marco havia sido interditado por dois jogos e a equipa teria de ir jogar em campo alheio, quando recebesse o Estoril Praia. E não se esqueceu de agradecer a ajuda de Valentim Loureiro. "Vou-lhe dar uma beijoca", brincou Veiga, ao que Valentim respondeu: "Se não fosse eu...".

Constituído arguido na sequência das escutas

Ainda na sequência da mesma interdição, o Marco teve de ir jogar a casa emprestada. E o curioso é que acabou por ser o Boavista, clube dirigido pelo filho de Valentim Loureiro, a ceder o campo. Marco e Estoril defrontaram-se no Bessa a contar para a 28.ª jornada e a vitória dos canarinhos permitiu ao clube da Linha reforçar a liderança, passando a ter 11 pontos sobre o quarto classificado.

Os relatos da altura mostram também que a arbitragem do jogo foi polémica. O Estoril marcou primeiro, o Marco empatou. O "caso" do jogo aconteceu quando, pouco antes do intervalo, o árbitro perdoou um segundo cartão amarelo a um jogador do Estoril que, no tempo de compensação e ainda antes da paragem do jogo, fez o passe para o segundo golo dos estorilistas. Nos primeiros minutos da segunda parte, o Estoril aumentou para 3-1 de penálti, mas não existe nos jornais da época qualquer referência ao castigo máximo. O primeior golo do Estoril também foi por autogolo do Marco.

O árbitro desse jogo foi João Ferreira, o mesmo que esteve envolvido nas escutas noticiadas a semana passada pelo PÚBLICO, como tendo sido aceite por Luís Filipe Vieira para arbitrar as meias-finais da Taça de Portugal, na época 2003-2004.

Na sequência destas e de outras escutas, José Veiga foi interrogado e constituído arguido no processo Apito Dourado, tendo sido extraídas pelo menos duas certidões para o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa.

O PÚBLICO sabe que não foi feita qualquer outra diligência, embora o arquivamento pareça ser o caminho mais provável. É que, paralelamente, foram extraídas certidões das mesmas escutas, que foram enviadas para o Supremo Tribunal de Justiça. O alvo da investigação era, nesse caso, Gomes da Silva, juiz desembargador no Tribunal da Relação de Guimarães, mas o Ministério Público considerou que as conversas telefónicas não eram suficientes para o indiciar por qualquer crime.

Gomes da Silva viu ainda ser arquivados dois casos que envolviam o clube liderado por Pinto da Costa. Diziam respeito à punição de José Mourinho pelo alegado rasgão da camisola de Rui Jorge, do Sporting, e à eventual pressão dos azuis e brancos para castigar Deco de forma mais branda, depois daquele ter lançado a chuteira contra o árbitro Paulo Paraty, no jogo Boavista-FC Porto.

Ontem, o PÚBLICO tentou ouvir Valentim Loureiro e José Veiga sobre as referidas escutas, mas ambos os dirigentes se mantiveram incontactáveis durante todo o dia. O PÚBLICO tentou ainda contactar o assessor de imprensa do Benfica, que igualmente não respondeu aos nossos contactos telefónicos.

Toupeira disse...

Nuno, penso que os sectores mais fortes da equipa são a baliza, o meio campo tanto ofensivo como defensivo assim como as alas.

Na frente do ataque acredito na veia goleadora de Adriano e no endiabrado Hélder Postiga mas é preciso que ele seja bastante apoiado pela equipa técnica e pelos adeptos. E em Lisandro que gostava de voltar a ver jogar como ponta-de-lança ou segundo ponta-de-lança. Nas alas é que não...para isso penso que existem outras opções mais válidas que o argentino.

Neste momento, a maior preocupação de Jesualdo Ferreira deve ser o centro da defesa porque apenas Pepe dá garantias e ele quer a equipa a jogar com dois centrais. Por outro lado, também é verdade que há dois anos atrás fartei-me de criticar o brasileiro e no entanto...quem sabe...até pode ser que Bruno Alves ou Ricardo Costa nos façam uma agradável surpresa. ;)

bLuE bOy disse...

Alvaro... excelente apreciação, diga-se de passagem.
Há que deixar o Mister, com os seus conhecimento, incutir "carisma" e "potencialidade" naquele plantel, que voltaremos a vê-los explodir... muito em breve... num estádio perto de si.
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Jorge Mota disse...

Escelente análise, concordo com tudo.

O problema é agora a lesão do Meireles tb, com Ibson parado por um mês não sei como vai ser. Assunção dá consistência defensiva, mas pouco acrescenta ao ataque e na nossa liga dava jeito um medio mais atacante.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

JRP disse...

é da minha cabeça ou nem sequer referiste o Ibson? Para mim, não pode/deve ser carta fora do baralho...

Nuno disse...

Não referi nenhum dos jogadores que, à data da escrita, estavam lesionados, com previsão de a lesão ainda demorar a ser debelada.

Por isso não referi o Ibson, como não referi o Bruno Moraes, ou o Sokota, ou o João Paulo...

Mas obviamente que mais para a frente qualquer um deles irá ser peça importante na equipa. Aliás, aposto sobretudo no Ibson e no Bruno Moraes como alternativas e no João Paulo como uma bem realista opção para a 2ª vaga de central logo que esteja apto.

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista