Seja bem-vindo. Hoje é

12/09/06

Análise

Com a Liga dos Campeões a bater à porta, aproveito para fazer uma análise à equipa, tendo em conta o que se pôde ver a té ao momento.

De trás para a frente:

Na baliza:

- O FCP continua a estar muito bem servido, com Helton em boa forma, mostrando toda a sua calma e capacidade de defender e rapidamente colocar a bola jogável para os colegas. Caso surja algum contratempo aqui, estamos muitíssimo bem servidos com o melhor GR português.

Na defesa:

- Pepe em boa forma o melhor central do FCP. Titular de caras.
- Bosingwa em boa forma, mas ainda a inventar mais do que o que deve.
- Cech ainda a alguma distância daquilo que vale, estando sobretudo muito incerto no passe.
- Bruno Alves, a tristeza do costume, defensivamente não foi posto à prova, mas o pior é que é um jogador que não revela classe, um jogador a quem a bola "queima", e que toma invariavelmente a opção do "chutão" para a frente, mesmo quando tem inúmeras opções para sair a jogar. Claramente o mais fraco dos jogadores desta equipa.
- As opções neste momento pouco foram vistas, e são elas Ricardo Costa, muito mal nos jogos da selecção, Fucile ainda não teve oportunidade de se mostrar, Ezequias ainda não mostrou nada, nem quando teve oportunidade.

No meio-campo:

- Raul Meireles em boa forma, sendo que ainda poderá render um pouco mais.
- Anderson, tem mostrado que é um jogador de classe Mundial, e com a idade que tem revela muita maturidade e sentido de equipa, o que aliado à qualidade técnica e fantasia que tem o torna um jogador excelente.
- Lucho ainda está muito mal fisicamente, mas ainda assim, disfarça essa falha com toda a sua qualidade, que está ao nível dos melhores do Mundo. Quando estiver com mais ritmo de jogo e bem fisicamente o FCP terá um meio-campo simplesmente assombroso em termos de qualidade de jogo e competitividade.
- Paulo Assunção poderá ser aqui visto em 2 prismas na actualidade, poderá entrar de caras na equipa em caso de jogar em 4x4x2, ou conforme se viu no último jogo, será uma alternativa de nível idêntico a Raul Meireles.
- As alternativas, Jorginho não tem a qualidade de um Lucho ou de Anderson, no entanto poderá ser útli, mas não na forma que mostrou até aqui, na mesma situação se encontram Alan e Diogo Valente, que apesar de serem jogadores que já mostraram qualidade noutras épocas, nesta ainda tem muito para evoluir até poderem ser alternativas ao mesmo nível dos titulares.

Na frente:

- Adriano, ainda não está com a "veia" goleadora, estando a faltar-lhe alguma confiança no domínio de bola e preparação do remate. No entanto é um pormenor que nos avançados se pode solucionar de um momento para o outro.
- Tarik, tem revelado ser um jogador com muio boa capacidade par manter a bola em poder da equipa, segurando bem e distribuindo bem o jogo, falta-lhe no entanto para já o mais importante para quem joga na sua posição, que é a capacidade de penetração na defesa contrária, situação que só vai conseguindo esporadicamente nos desafios. Ficam no entanto na retina diversos passes de qualidade a desmarcar os companheiros, que revelam boa visão de jogo. Precisa de defender melhor.
- Quaresma mostrou estar num momento de forma aceitável, no entanto ainda muito longe do seu melhor. Ainda sem capacidade de explosão do 1x1, mas sempre com a capacidade de inventar um lance de perigo. Estava igualmente a faltar-lhe alguma qualidade na parte defensiva.
- Helder Postiga revelou estar ainda mal fisicamente e sem ritmo de jogo, será sempre uma alternativa no 4x3x3, e poderá eventualmente lutar por um lugar no 4x4x2.
- Lisandro está igualmente sem ritmo de jogo, é capaz de mais. Sobretudo de aparecer mais no jogo e provocar mais vezes os desiquilíbrios na defensiva do adversário. Será neste momento uma alternativa no 4x3x3 e estará na luta com Postiga no 4x4x2.
- Vieirinha mostrou ser uma boa alternativa para o 4x3x3, já que aposta muito nas penetrações pelas alas, sendo imprevisível no 1x1. Não vai sempre à linha varia bem as movimentações optando muitas vezes por ir para dentro à procura do remate ou da tabela com o avançado ou os médios.

Neste momento a equipa mostra a qualidade dos seus jogadores, no entanto como equipa ainda mostrou muito pouco, eu diria mesmo quase nada.
Ainda há muito para evoluir e muito potencial que poderá ser aproveitado, quando a equipa estiver mais bem trabalhada, com mais movimentações, com circulação de bola mais rápida.

Ontem ouvia o prof. Mariano Barreto a dizer que pelo que viu frente ao Estrela, este FCP é equipa demais para o CSKA. Na minha opinião, e sem ter visto o CSKA, o FCP poderá vir a ser equipa demais para o CSKA, mas neste momento não será mais do que uma equipa que tem jogadores "demais" para o CSKA (bem como para as equipas do campeonato nacional).

Espero que o treinador tenha capacidade para tirar o máximo rendimento destes jogadores, porque nesse caso, teremos seguramente uma equipa temível.

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Subscrever / Email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista