Seja bem-vindo. Hoje é

05/09/06

Dois Portos

Numa das suas crónicas semanais no jornal A Bola, Miguel Sousa Tavares conseguiu descrever numa única frase o que é o FC Porto. Um clube de "Campeões no mundo, suspeitos nos arredores". Nem mais. É isto o FC Porto. Um clube que no mundo é admirado pelos títulos que conquistou e que nos arredores continua a ser perseguido por esta imprensa mafiosa adepta da segunda circular tal como acontecia nos gloriosos tempos da outra senhora.

Mas para além dos títulos que conquistou, o FC Porto é cada vez mais admirado pelo trabalho dos seus dirigentes. Profissionais que trabalham 24 horas por dia para que este clube continue a ser um dos mais respeitados a nível mundial, sem demagogias, primeiras páginas dos jornais à maneira da imprensa cor de rosa ou frases alarmantes que só interessam a quem gosta de ser manipulado. Sendo assim, não é por acaso que o FC Porto foi um dos clubes fundadores do G14 e passados seis anos desde a sua fundação, continua a ser o único clube português com representação nesta organização. Como também não é por acaso que Fernando Gomes, Administrador da SAD do FC Porto tenha sido eleito para continuar a fazer parte do Board do Forum de Clubes ao contrário do que chegou a ser noticiado. Segundo o jornal O Jogo, "o dirigente portista vai partilhar funções com Umberto Gandini, do Milan, Juan Laporta, do Barcelona, Peter Kenyon, do Chelsea, e Karl Heinz Rummenigge, do Bayern de Munique, este último na condição de presidente." Uma honra para Fernando Gomes e para quem trabalhar com ele. Mas isto é apenas uma parte do FC Porto.

Depois existe o outro FC Porto. O da imprensa da segunda circular que por mais que tente fica sempre a perder porque as feridas que nos causam tornam-nos ainda mais fortes. Porque "Portogal é uma nação!" E uma nação não se conquista com apenas três anos de investigação, dez agentes a tempo inteiro não contando com os que de vez em quando éram chamados a dar uma ajuda, uma quantidade louca de fotografias, centenas de horas de video e milhentas escutas telefónicas, tudo num total de um milhão de euros gastos à custa dos contribuintes. Nem com primeiras páginas dos jornais, directos na Tv ou insinuações que depois nunca são provadas. Para isso éra preciso que tivesse culpas no cartório e todos sabemos que não é o caso. Ou se quiserem até é, porque o FC Porto e os seus dirigentes são culpados por insistirem em ter o plantel mais caro mas também o mais rico do futebol português enquanto outros preferem os lugares na Liga e parecem velhas tontas quando os perdem.

Luís Castro: "Eu só venho ajudar a competência que existe, ajudar a formar campeões com a competência da estrutura do FC Porto".

Jorge Maia: O presidente da Comissão de Arbitragem, Luís Guilherme, ainda na última temporada viu o Benfica salvaguardar-lhe o direito de continuar a nomear os árbitros perante a iniciativa de alguns clubes de promover o regresso ao sorteio. Perante isto, nem seria preciso recordar as palavras de Luís Filipe Vieira quando, há alguns anos, declarou ser mais importante colocar as pessoas certas nos lugares certos da Liga do que contratar reforços para a equipa, mas, que diabo, recordemo-las. É esta Liga que o presidente do Benfica pretende condenar à extinção. Se há lá um polvo, há-de estar vermelho de aflição.

14 comentários:

Nuno disse...

Álvaro, a questão não é haver 2 "Portos", a questão é que neste Mundo há 2 tipos de pessoas, as verdadeiras, e as falsas. E no que toca a analisar os feitos do FCP, Portugal está cheio de falsos. Os que nas ocasiões das grandes conquistas são muito portugueses e o FCP é o maior; os mesmos que dias antes e dias depois acusam o FCP de tudo e mais alguma coisa. Que o acham o mal de tudo o que há no futebol, tratando de fechar os olhos e passar ao lado de situações bem graves que se passam mesmo debaixo das "barbas" deles.

O FCP é enorme... e daí surge o problema dos falsos... sentem inveja de não serem portistas!

Que não sintam, porque nisto há-de ser sempre assim, primeiro há o FCP, e depois há os outros. É a ordem natural das coisas!!

Calantrao disse...

Concordo com o Nuno que há dois FCP. Acho que ninguem tem dúvidas sobre a qualidade da organizaçao do Porto mas, com excepcçao dos portistas que nao querem ver, os indicios de corrupçao sao por demais evidentes (e uma equipa, por mais forte que seja, se ajudada pelos arbitros ganha, e quando ganhar fica mais rica e por ai em diante, num ciclo vicioso). O Pinto consegue proteger-se bem e nao deixa provas indiscutiveis? Sim. Mas já diz o povo que onde há fumo há fogo e já temos fogo há muito tempo.
E nao passa apenas por benificiar o FCP. Vejamos as noticias de hoje do DN (ja sei q nao vai dar em nada porque os senhores do Apito Dourado sabem bem o que fazem e limparam bem os seus rastos):
http://www.record.pt/noticia.asp?id=719669&idCanal=11

Anónimo disse...

Voltamos ao mesmo!!! Uma notícia encomendada na altura em que foi anulada mais uma acusação contra Pinto da Costa!!!

O DN e o Record escrevem mentiras e o povinho acredita porque está cheio de clubite aguda!!! Mas quem são os jornalistas do DN e do Record? São portistas? Não! São isentos? Também não! Então quem são? São jornalistas que estão a mando do tal polvo que ao contrário do que diz o orelhas é como as melancias, verde por fora e vermelho por dentro!!!

É o mesmo polvo que não gosta de falar sobre o Estoril - Benfica ou do golo anulado ao Leiria em Alvalade!! Porque razão esse polvo não fala nesses dois árbitros e não diz que só árbitros comprados é que podem entrar no balneário de uma equipa para pedir umas chuteiras emprestadas e não vêem que a bola entrou na baliza mais de um metro?

bLuE bOy disse...

Álvaro... todo esse post se resume a algo simples e há muito identificado por todos nós:
A REVOLTA DOS MEDÍOCRES...
Quando um clube como nós, consegue atingir o sucesso nacional e internacional que estará para sempre nos livros de memórias (não são contos... é mesmo realidade) nos últimos anos, e continua a ser tratado como todos vemos e lemos, deixa-me parafrasear parte do teu post, porque esse excerto resume tudo:
"Um clube de Campeões no mundo, suspeitos nos arredores"
Eles que continuem a berrar... pq ninguém os ouve!!
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Nuno disse...

Ó Calantrão... essa notícia já tem barbas... isso já foi falado há mais de um ano. Mas claro que agora conveio recordar.

Tal como conveio não recordar que em ambos os jogos mencionados o SLB não só não foi prejudicado, como foi mesmo beneficiado (apesar da derrota) no jogo da Madeira!!

Toupeira disse...

Calantrão, como o Nuno escreveu essa notícia já tem barbas e aparece sempre que o Porto ganha um título e o Pinto da Costa recebe um prémio ou é dado como inocente num qualquer caso que essa imprensa inventa. Já não enganam ninguém ou se quiseres só enganam quem deseja ser enganado.

Mas já que acreditas muito no que eles escrevem faz-me um favor e pede-lhes os links das crónicas do FC Porto - Beira-Mar e Nacional - Benfica...Talvez ainda não os tenham enviado para o lixo. Eu já os tive e posso-te garantir que nesses dois jogos os prejudicados segundo os jornalistas do Record foram o Porto e o Nacional.

O problema é que há tempos o meu computador apanhou uma carrada de virus e a maior parte do material que tinha guardado desapareceu, por isso éra um grande favor que me fazias a mim e aos jornalistas que escrevem no Record e DN se os pudesses mostrar. ;)

Calantrao disse...

Aproveito a ocasião para mandar desejos de melhoras a Poncio Monteiro (é amigo de um rapaz que trabalha comigo. Segundo me disse, o sr. está muito melhor, ainda que a possibilidade de sequelas sejam muito fortes. Mas já fala normalmente). Falando no grande comentador portista dos ultimos anos, há que dizer que esse teu pc antes dos vírus devia ser quase como o arquivo de jogos do Poncio, em q o FCP tinha sido prejudicado ou o Benfica benificiado. Páginas infindáveis que levavam sempre a conspiraçoes anti-FCP. Até quando era benificiado! Acredita quem quer, mas tenho a certeza absoluta que se existissem os indícios tao claros de corrupçao (escutas telefónicas em que só nao vê corrupçao quem n quer) a envolver o presidente do Benfica, todos voces nao teriam duvidas em acusar o LFV. Mas como só tem o caso Estoril ou os jantares no sapo (ou seja, nd de concreto, nada de conversas telefónicas, mas pra voces é mais que suficiente pra dizer que o Benfica domina a arbitragem) dizem que todo o resto do mundo é que anda a ver novelas onde nao existem. Mas pronto, como tudo na vida,os benificiados pela corrupçao aplaudem-na. Os adeptos do Barça, mesmo com a sua super equipa, tb aplaudiram o facto de terem sido protegidos pela arbitragem, especialmente contra o Milan (ja nem falo do penalti roubado na luz pra n envolver o Benfica nisto). O que sei é que em Itália, com as mesmas escutas que aqui sao insuficientes para condenar o Pinto da Costa, mandaram a Juve para a serie B. Mas pronto, sao opinioes.

Toupeira disse...

"(escutas telefónicas em que só nao vê corrupçao quem n quer)"

O problema é mesmo esse. É que estas escutas telefónicas lêem-se mas não se ouvem. Eu pelo menos nunca ouvi nenhuma e como não acredito no que os jornais anti portistas escrevem...;)

Anónimo disse...

Escama Dragões

Que os seus dirigentes trabalham 24 horas por dia ninguém tem duvidas a não ser apenas a judiciária.
Para quem as transcrições das escutas do Sr Engrº percebeu quase tudo, claro que a judite e o 4º poder não percebeu, porquê?
É normal um arbitro ir beber café na ante vespera de um jogo a casa de um presidente de um dos clubes em causa? se fosse em casa do presidente do SCP ou de outro clube abaixo do Mondego o que não seria mas como foi em casa do sr engº já é tudo normal.
Somos um país sem tomates.

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Quando um dirigente do teu clube ou treinador adjunto ou lá o que o gaijo éra andou aos abraços com um árbitro assistente no estádio no final dum jogo do Sporting vocês desculparam os gaijos a dizer que eles eram muito amigos e que aquilo éra normal mas como uma coisa parecida passa-se com o Pinto da Costa já é corrupão!!! Puta que pariu a hipocrisia!!!

Anónimo disse...

Boas,
estou de acordo que a notícia do DN foi claramente dor de corno de algum passaroco com acesso ao processo que perante a decisão dos Juizes de arquivar o processo por não haver matéria criminal que se aguente em pé, toca a cagar para os mérdia excertos de escutas escolhidos a dedo...

Depois, está claro para quem quiser ver, que no estado em que está o futebol português há várias décadas, o FCP foi e é de longe o clube que melhor se soube movimentar em todas as arenas - tem os dirigentes mais estáveis e interessados no seu clube, que mais percebem de futebol, que melhor se movimentaram em média no que toca a compras e vendas de jogadores e técnicos, foi o Porto que construiu as melhores equipas e com capacidade para ganhar sem batotas na Europa e no Mundo contra tudo e todos, e internamente foi e é também quem tem mais experiência, manha e saber acumulado para lidar com o lamaçal da FPF, Liga e conselhos de arbitragem que regem o futebol nacional.

Agora que há corrupção, lavagem de dinheiro, evasão fiscal e muita porcaria à volta dos clubes de futebol não tenho quaisquer dúvidas! Só que quando quiserem limpar alguma coisa tem que ser geral e tocar a todos os clubes, não é querer prender o Pinto da Costa e não perguntar de onde vieram os 50 milhoes de contos do kadafi dos pneus, porque a PJ admite estar a investigar uma transferencia mas tem medo de chamar a depor o comprador que ao mesmo tempo foi vendedor, nem apurar como pode um clube jogar contra outro que é detido por um seu director, ou como foi que um certo campeão nacional bateu o recorde de penaltis numa época, etc. etc. etc.

Uma investigação bem feita e generalizada só poderá confirmar o óbvio: todos estes crimes existem em todos os clubes profissionais e na maioria dos outros escalões também e a FPF e a Liga são cúmplices e nada fazem para defender o futebol no meio disto tudo. E o resultado só pode ser um: mesmo que se encontrem alguns clubes que ns últimos 10 anos não tenham cometido qualquer crime, a Federação tem que ser dissolvida, junto com a Liga e todas as competições terminadas por pelo menos 1 ano. Há que começar de novo. Criar uma nova federação, por etapas. Com todos os clubes do país para começar; depois organiza uma nova Taça de Portugal entre todos e conforme a classificação dessa prova inicial, distribuír os clubes pelas divisões. A partir daí arrancam de novo os campeonatos e retoma-se a participação nas competições internacionais. É triste, mas para grandes males só grandes remédios.

Também concordo com o lagarto que diz que somos um país sem tomates - mas quando os houver fica aqui a minha sugestão de solução.

Um grande bem haja e as melhoras ao senhor Monteiro.

Nuno disse...

Ó escama, normal, normal, mas mesmo normal, foi ver um árbitro ser convidado antes da final da Taça de Portugal a ir em digressão até à China com o SCP após o final da temporada, e depois de ROUBAR o FCP dando a Taça ao SCP.

Isso sim, era e foi considerado absolutamente normal.

PavlovDoorman disse...

Mas que post animado Alvaro.
Vamos por partes:
- calantrao falas do Benfica-barcelona e eu digo-te para estares atento à arbitragem da 1ª parte do jogo da Luz. Falas da Juventus, mas devias ter em atenção que da Juve todos aceitaram as acusações, inclusive jogadores.
Engraçado que não falas da Liga no caso Ricardo Rocha.
Engraçado que não falas da Liga e na sua vergonhosa actuação perante as vossas "supostas" certidões fiscais, que serviram para vos safar da 2ªB, mas no ano a seguir não tiveram pejo em mandarem pra lá o Salgueiros.

Aos restante intervenientes repararam que já não se fala do caso Mantorras?
Repararam que o "D.Quixote" ameaçou o jornalista e saiu do jornal calado e de mansinho?

Quanto aos 2 portos que o Alvaro menciona, acho que a culpa também é um pouco dos nossos directores, pois já está na altura de ter uma outra postura perante os jornalistas e consequentemente os adeptos.
Pois mesmo defendendo o Clube e o grupo de trabalho pode-se dar notícias e ser-se apelativo para todos aqueles que ainda não teem clube. Se certo meio de comunicação não merece respeito, boicota-se esse meio e não todos os outros limitando as notícias a relatórios clínicos, o que só nos prejudica, os adeptos.
É essa visão que tem faltado ao NOSSO CLUBE.

Toupeira disse...

"Quanto aos 2 portos que o Alvaro menciona, acho que a culpa também é um pouco dos nossos directores, pois já está na altura de ter uma outra postura perante os jornalistas e consequentemente os adeptos.
Pois mesmo defendendo o Clube e o grupo de trabalho pode-se dar notícias e ser-se apelativo para todos aqueles que ainda não teem clube. Se certo meio de comunicação não merece respeito, boicota-se esse meio e não todos os outros limitando as notícias a relatórios clínicos, o que só nos prejudica, os adeptos.
É essa visão que tem faltado ao NOSSO CLUBE."


Pavlov, concordo em absoluto e até já escrevi aqui várias sobre esse assunto porque não há dúvidas que a Sad do Porto tem estado muito muito "mole" neste e em outros asuntos. De vez em quando lá metem uma crónica no site oficial a bater nos recordistas da mentira mas é muito pouco e está na hora de dizer basta, porque se no tempo do glorioso regime de Salazar éra-mos obrigados a aceitar que Portugal tinha de ser Lisboa e o resto apenas paisagem, neste momento podemos denúnciar as veigarices dos nossos inimigos sem medo da Pide assim como podemos fechar as portas aos orgãos de informação que nos tentam ferir. Basta que os dirigentes da Sad tenham tomates que por parte dos adeptos têm todo o apoio. Não podem é deixar que os veigaristas da segunda circular continuem a envergonhar o nosso clube porque o que é demais é exagero.

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista