Seja bem-vindo. Hoje é

10/10/06

As contas do FC Porto

  • Durante a entrevista que deu ao jornal O Jogo, Pinto da Costa já disse que as contas vão continuar com saldo negativo o que não sendo desejável é um pouco normal se olharmos para o universo português onde por exemplo o Sporting está a vender património para poder sobreviver e o Benfica continua com um passivo semelhante aos leões embora tenha mais ajudas governamentais que todos os outros clubes portugueses juntos.

    No entanto o FC Porto é o clube que mais receitas gera em Portugal como escreveu a Deloitte no seu último estudo há cerca de um ano atrás e esse é um aspecto a ter em conta embora se olharmos lá para fora reparamos que por exemplo o Real Madrid teve mais receitas que todos os clubes portugueses juntos e esse é um grande problema para nós, portistas, que exigimos a vitória sempre que defrontamos os madrilenos e outros "monstros" europeus sem pensar na diferença que nos separa. Sendo assim o que podemos fazer para nos aproximarmos? Penso que muito pouco até porque duas das maiores fontes de riqueza como são as receitas televisivas e os ganhos na publicidade nada têm a ver e fazem imediatamente um fosso entre os clubes portugueses e os desses paízes. Para além disso, a nossa comunicação social está mais interessada em atacar o FC Porto que valorizar o futebol enquanto desporto e sendo assim será cada vez mais dificil aos clubes chamarem novos adeptos aos estádios embora também neste aspecto estejamos à frente do pelotão português.

  • Segundo o jornal O Jogo de hoje, os jogadores formados nas escolas do FC Porto já renderam 70 milhões de euros desde a altura em que Rui Barros se transferiu para a Juventus. Parece enorme mas é uma gota no oceano e felizmente que o clube conseguiu fazer outras vendas de jogadores para ajudar às finanças caso contrário estaria pior do que já está. É por isso que devemos trabalhar mais e melhor na formação mas principalmente na compra de jogadoress com grande potencial de valorização como Ibson, Ricardo Quaresma, Pepe, Lucho ou Anderson.

  • Lucro
    Por JORGE MAIA

    Mesmo eu, que não ganho o suficiente para ter grandes preocupações financeiras, sei que lucro é melhor que prejuízo. Basta, como dizia o outro, fazer as contas. Ora, no futebol, em particular, o prejuízo é uma coisa muito relativa. Para os adeptos, prejuízo é não ganhar e os balanços fazem-se todas as jornadas enquanto lucro é ter mais golos marcados que sofridos, mais vitórias que derrotas e mais pontos que os outros. Acontece que nos tempos que correm o futebol também é um negócio e todos sabemos que dar prejuízo não é bom para o negócio. Pois bem, o FC Porto deu prejuízo, apesar do lucro que qualquer adepto portista contabiliza depois de uma época em que a equipa principal ganhou o campeonato, a Taça de Portugal e a Supertaça. Até por isso, dar prejuízo é motivo para alguma preocupação, mas não necessariamente para perder o juízo. Acontece que o FC Porto tem património, concretamente património desportivo, suficiente para cobrir o prejuízo. A questão é estar ou não na disposição de alienar o património e saber quando é o melhor momento para o fazer. Como Pinto da Costa explicou na entrevista que deu a O JOGO, a venda de dois ou três jogadores chave do plantel principal poderiam ter resolvido a questão do prejuízo com lucro. Por outro lado, a sua saída deixaria a equipa perto da insolvência em termos desportivos. Jogadores como Lucho, Anderson, Helton ou Quaresma, ainda têm muito para dar ao FC Porto nos relvados antes de serem passados a patacos pelo melhor preço. Porque nenhum clube é verdadeiramente rico apenas por ter dinheiro e nenhum fica mais pobre por ganhar títulos.

  • Ronaldinho, o melhor jogador do mundo:
    "O Helton é um dos melhores guarda-redes do Mundo"

  • E vão 14!

  • Gilberto Madaíl:
    "Com todo o respeito pela ideia e por quem a lançou, o senhor Vítor Pereira, que devia ter pensado bem, não há condições para haver árbitros profissionais nem em Portugal nem em lado nenhum"
  • Enviar um comentário

    Pesquisar neste blogue

    Mensagens populares

    Subscrever / Email

    Enter your email address:

    Delivered by FeedBurner

    Subscribe to PORTOGAL by Email

    2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

    2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
    Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
    tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista