No entanto o FC Porto é o clube que mais receitas gera em Portugal como escreveu a Deloitte no seu último estudo há cerca de um ano atrás e esse é um aspecto a ter em conta embora se olharmos lá para fora reparamos que por exemplo o Real Madrid teve mais receitas que todos os clubes portugueses juntos e esse é um grande problema para nós, portistas, que exigimos a vitória sempre que defrontamos os madrilenos e outros "monstros" europeus sem pensar na diferença que nos separa. Sendo assim o que podemos fazer para nos aproximarmos? Penso que muito pouco até porque duas das maiores fontes de riqueza como são as receitas televisivas e os ganhos na publicidade nada têm a ver e fazem imediatamente um fosso entre os clubes portugueses e os desses paízes. Para além disso, a nossa comunicação social está mais interessada em atacar o FC Porto que valorizar o futebol enquanto desporto e sendo assim será cada vez mais dificil aos clubes chamarem novos adeptos aos estádios embora também neste aspecto estejamos à frente do pelotão português.
Por JORGE MAIA
Mesmo eu, que não ganho o suficiente para ter grandes preocupações financeiras, sei que lucro é melhor que prejuízo. Basta, como dizia o outro, fazer as contas. Ora, no futebol, em particular, o prejuízo é uma coisa muito relativa. Para os adeptos, prejuízo é não ganhar e os balanços fazem-se todas as jornadas enquanto lucro é ter mais golos marcados que sofridos, mais vitórias que derrotas e mais pontos que os outros. Acontece que nos tempos que correm o futebol também é um negócio e todos sabemos que dar prejuízo não é bom para o negócio. Pois bem, o FC Porto deu prejuízo, apesar do lucro que qualquer adepto portista contabiliza depois de uma época em que a equipa principal ganhou o campeonato, a Taça de Portugal e a Supertaça. Até por isso, dar prejuízo é motivo para alguma preocupação, mas não necessariamente para perder o juízo. Acontece que o FC Porto tem património, concretamente património desportivo, suficiente para cobrir o prejuízo. A questão é estar ou não na disposição de alienar o património e saber quando é o melhor momento para o fazer. Como Pinto da Costa explicou na entrevista que deu a O JOGO, a venda de dois ou três jogadores chave do plantel principal poderiam ter resolvido a questão do prejuízo com lucro. Por outro lado, a sua saída deixaria a equipa perto da insolvência em termos desportivos. Jogadores como Lucho, Anderson, Helton ou Quaresma, ainda têm muito para dar ao FC Porto nos relvados antes de serem passados a patacos pelo melhor preço. Porque nenhum clube é verdadeiramente rico apenas por ter dinheiro e nenhum fica mais pobre por ganhar títulos.
"O Helton é um dos melhores guarda-redes do Mundo"
"Com todo o respeito pela ideia e por quem a lançou, o senhor Vítor Pereira, que devia ter pensado bem, não há condições para haver árbitros profissionais nem em Portugal nem em lado nenhum"
10 comentários:
Mas alguém aqui leu a entrevista do Rui Jorge ao jornal Record, principalmente as perguntas relacionadas com a arbitragem?
O Pinto da Costa concerteza que não...
Não percebo o que é que o Rui Jorge tem a ver com este post mas aproveito para dizer que também sou contra a profissionalização dos árbitros pelo motivos que o Madaíl falou e que ainda ninguém discutiu. - O que vai acontecer aos árbitros quando descerem de divisão ou quando acabarem a carreira? Vão para o fundo de desemprego ou estão a pensar dar o mesmo aos árbitros que os clubes dão aos jogadores?
Rui Jorge,quem e o gajo?
Looser.
Escama Dragões
Site Portugal Diário
"A SAD do FC Porto terminou o exercício de 2005/2006 com perdas de 30,1 milhões de euros, muito acima dos 1,1 milhões do exercício anterior, de acordo com os dados comunicados à CMVM."
Cada vez mais tenho orgulho no meu Sporting.
Saudações Leoninas
porto1969, já agora também pergunto: Record, que jornal é esse? ;)
LOL! escama tens orgulho num clube que anda a vender tudo o que tem para poder sobreviver? Desculpa lá mas se disseres que tens orgulho pelo que o Sporting representa enquanto instituição posso aceitar mas dizeres que tens orgulho na politica financeira destes dirigentes é que não porque eles não merecem isso.
Os sedultados não são tão maus como pareciam ao principio porque a diferença está na venda de jogadores que não aconteceu por opção da Sad (26 milhões de euros) e na divida que o Dínamo ainda não pagou (5,35 milhões).
Ainda há a registar a redução dos custos salariais em 5,1 milhões de euros - menos 13% em comparação com a temporada anterior - e a diminuição do passivo em 8,3 milhões de euros, menos 6% em relação a 2005.
Escama Dragões
Vender tudo o que tem? oh Alvaro estás a ver mal o património do SCP entre outras coisas temos a NOSSA ACADEMIA, ela não é pertença de nenhuma Camara municipal. O que o SCP vai vender, e eu concordo inteiramente, é o centro comercial, a clinica e o prédio junto ao estádio. O SCP não sabe nem quer gerir bens imobiliários nem negocios da saude não é essa a sua vocação.
Saudações Leoninas
Apesar de todas as justificações é uma situação preocupante. 30M num só ano é muita fruta. E o passivo apesar de reduzido continua no 125M.
A SAD tem que se mexer e começar a pensar melhor as coisa, pq com este andamente acabamos como o Sporting.
Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/
Escama Dragões
Deus queira que não acabem como o SPORTING porque isso seria acabar em Grande.
Saudações Leoninas
Enviar um comentário