Seja bem-vindo. Hoje é

08/11/06

Pôncio Monteiro

No dia do jogo com o Benfica, Pinto da Costa passou por casa de Pôncio Monteiro para lhe desejar as melhoras mas também para lhe dar a conhecer o que se tinha passado na Assembleia Geral do clube que havia decorrido na véspera, o que fez emocionar o antigo dirigente do FC Porto. "O meu marido sabe bem o quão confusos são os dias de jogo no Dragão. Por isso, o facto do presidente ter vindo a nossa casa nesse dia teve um significado especial" referiu ao JN Isabel Monteiro. Mais tarde, no final do jogo, Pinto da Costa voltou a lembrar-se de Põncio Monteiro e dedicou-lhe a vitória «É uma pequena palavra para, publicamente, em nome de todo o grupo de trabalho, dedicar esta vitória ao Doutor Pôncio Monteiro. Desejamos-lhe rápidas melhoras e que esteja aqui em breve connosco, para comemorar as nossas vitórias.» Algo normal este discurso do Presidente, dirão. Claro, são amigos há muitos anos e todos sabemos como o líder do FC Porto gosta de estar perto dos amigos.

Para além disso, Pôncio Monteiro é um Dragão há moda antiga, daqueles que nunca desistem, que vão à luta e nunca teve a tentação de traír o seu clube e o seu presidente para com isso tirar proveitos pessoais.
Não sendo uma espécie em vias de extinção existam cada vez menos portistas como ele. Até quando aparecia na televisão como comentador desportivo fazia a diferença por acreditar sempre no clube nos bons (muitos) e maus (poucos) momentos mas, principalmente, por sempre ter denunciado as injustiças que se faziam contra o FC Porto mesmo que para isso tivesse de criticar o próprio canal que o acolhia. Lembro-me de todas as vezes em que ele exigia ao Paulo Catarro imagens sobre agressões contra jogadores do FC Porto, agressões praticadas pelos jogadores do Benfica, foras-de-jogo que prejudicavam o nosso clube, pénalties...sei lá, éram tantas as imagens que a RTP escondia dos portugueses que ele passava a vida a falar no assunto. Quem é que agora faz isso? Ontem, no programa Trio D'Ataque, os paineleiros discutiram cinco entradas assassinas que aconteceram na última jornada e que seriam merecedoras de cartão vermelho mas desses cinco lances mostraram apenas quatro tendo escondido a agressão a Lucho. "Não podemos mostrar porque isso seria infringir a lei e não estamos aqui para isso" disse o jornalista Carlos Daniel. Claro, não pagaram não podem mostrar, tão simples como isso. Mas porque razão não compraram a imagem da agressão a Lucho? Que critério é esse que faz com que a RTP compre à SportTV a imagem da entrada feia de Bruno Alves e não compre a agressão de que o jogador do FC Porto foi vitima? Rui Moreira ouviu a desculpa e calou mas Pôncio ficaria calado? Todos sabemos que não e com razão porque é incompreensível que, mais de trinta anos depois do fim da ditadura, estas coisas ainda aconteçam. E não me venham dizer que foi apenas mais um engano porque a RTP por ser uma empresa do estado é obrigada a tratar todos os clubes por igual porque a CGD também é uma empresa estatal e no entanto está a ajudar desavergonhadamente o Benfica e Scolari.

12 comentários:

Anónimo disse...

Remédio: mudar de canal. Gostei do programa ao início, depois caiu no politicamente correcto e o representante portista percebe pouco do jogo e acompanha menos o futebol do que o Guilherme Aguiar.
Quando não vale a pena ver, muda-se. Vi o programa de relance, já a meio, e não apanhei essa parte das entradas. Mas em Setúbal não foi só sobre o Lucho: foram quase todas as entradas duras e não punidas em mais uma arbitragem complacente. Pelo visto com Rui Moreira complacente.

Anónimo disse...

Não vi o programa , mas não me admira nada a atitude da RTP, já que tem sido vergonhosa a campanha anti-FCPORTO, a nível da comunicação social, escrita e falada.
Quanto ao Rui Moreira tem sido sensato nas análises que faz,embora sem a estaleca do Pôncio Monteiro. Verdadeiramente incrível é, a meu ver, a figura triste que o Guilherme Aguiar faz, trucidado sempre pelos cínicos concorrentes. Até me dá raiva.

Jorge Mota disse...

Tb não gostei nada do Rui Moreira. A questão das imagens o CDaniel explicou que a SportTv é que as escolhe e que a RTP tem de acolher o resumo dado pela SportTv. Até entendo a posição da RTP, mas a posição, então, da SportTV é uma autêntica vergonha e só demonstra o Anti-Portismo deles, e aí o Rui Moreira tinha de lhes cair em cima e ser incisivo. Como é possível esconderem aquela e outras agressões a jogadores do FCPorto. É nojento o que fazem. O Rui Moreira, que até tenho admirado, ontem estava realmente politicamente correcto, e ainda disse que não compreendia como o árbitro marcara falta a favor do FCPorto no lance do BAlves. Então ele não vê que quem faz falta primeiro é o jogador do Setúbal e só depois é que o BAlves fez aquilo?
Rui Moreira não se acanhe e não vá na historietas dos anti-portistas.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

Toupeira disse...

A SportTV é que escolhe as imagens que depois vende à RTP? Não tinha percebido dessa maneira mas sendo assim a culpa vai inteira para a SportTV que mais uma vez mostra o seu anti-portismo.

Anónimo disse...

meus caros,
o carlos daniel explicou, e não foi a primeira vez, que a rtp compra à sport tv as imagens já editadas dos vários jogos. por isso, o critériod e escolha das imagens (3 minutos) é da sport tv e não da rtp. por isso, não faz sentido criticar a rtp pela escolha das imagens. aquilo que eu sabia é que iam passar as 4 imagens e não iam passar a da falta sobre o lucho. avisei logo o carlos daniel que ia falar nessa falta, e por isso ele explicou tudo direitinho. se eu não tivesse falado nela, teria passado ao lado porque de facto a rtp não tem a imagem do lucho. podem não estar de acordo com o que digo ou com o estilo ou acharem que nao percebo nada de futebol, mas neste caso não sei muito bem o que mais podia fazer. e se há alguem que se tem indignado contra a cobertura televisiva da sport tv (e tambem da rtp no caso da champions), sou eu. zé luis, eu falei de todas as outras entradas, disse quando se comentaram as estatisticas das faltas do vit setubal. quanto a perceber pouco, estou de acordo. o programa é uma tertulia de espectadores de bancada. não sou treinador, nem conheço os meandros do futebol (para isso há sempre o outro programa, eles sabem tudo mas se calhar nao dizem tudo, não é?). a todos um abraço do
rui moreira do Trio d'Ataque

Anónimo disse...

Nao vi o trio,mas pelo k li o progama e 1 farsa,talvez nao pelo "nosso representante"mas pelas as imagens que apresentam,nao ha imagens importantes(chave) nao se comenta nada.

Nuno disse...

Meus amigos, deixem-me aqui dizer que o Sr. Rui Moreira representa muito bem o FCP no programa. Obviamente que terá algumas limitações no conhecimento e na lembrança de alguns acontecimentos (o que é natural, já que é uma pessoa que tem seguramente uma vida profissional exigente, e que não lhe permite estar a par de tudo e muito menos recordar pormenores já com alguns anos)... no entanto, põe o Sr. Guilherme Aguiar num bolso... já que este, na maior parte das vezes é incapaz de recordar acontecimentos que facilmente rebatem afirmações falsas, mentirosas e carregadas de "pseudo-santismo" que os parceiros de programa costumam fazer (sobretudo o patrocinador do SLB).

Ainda no outro dia vi, e é bom exemplo, o Sr. Moreira recordar a lesão do Lisandro, provocada por outro Grego do SLB, e que curiosamente também não sofreu sanção adequada. Claro que tão pouco eu concordo com algumas opiniões dele... mas nem são assim tantas.

P.S. Álvaro... mais uns dias e volto à escrita.

LF disse...

Não sou portista, mas não tenho dúvidas nenhumas em afirmar que Rui Moreira percebe muito mais de futebol do que Guilherme Aguiar, que só entende de dirigismo, mas nada do que se passa dentro dos relvados.

O programa Trio de Ataque não é nenhuma guerra. Pretende ser uma conversa entre amigos.
Nem Sérgio Godinho nem António Pedro Vasconcelos se preocupam apenas em defender os seus clubes.
Lembram-se quantas vezes o cineasta atacou Trapattoni e Koeman ?

Jorge Mota disse...

Caro Rui Moreira, em 1º lugar tenho de registar a sua dignidade me vir aqui tentar esclarecer algumas coisas. Acho que tem prestigiado o nosso clube no programa em questão. Mas, e é normal, de vez em qd deixa-se levar pela forte tendência anti-portista que existe nos meandros da comunicação social e não consegue lutar contra tudo. Compreendo, mas peço-lhe que esteja mais atento. E o caso do BAlves e o que se disse durante o jogo desse caso e na CSocial foi claramente para tentar branquear tudo o que se passou durante o jogo de Setúbal, que só não resultou em mais lesões para os nossos jogadores por muita sorte e serviu até para fazer esquecer a lesão do Anderson (que não deve nunca ser esquecida).
O que mais me aborreceu qd falou desse caso foi não ter entendido que o jogador do Setubal fez primeiro falta, daí se ter marcado falta a favor do FCPorto, só imediatamente a seguir o BAlves fez aquela brutalidade.
De qq maneira tem estado muito bem e passa uma excelente imagem do nosso clube e até curiosamente escolheu exactamente a minha equipa para o próximo jogo, algo que até comentei lá em casa que teria visto no meu blog.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

Anónimo disse...

Amigos portistas... deixem-se de coisas.

Há SÓ um homem com características para esse tipo de programa, que bem «represente» o FC Porto.

Chama-se... MANUEL SERRÃO.

Tudo o resto... é «paisagem», com o devido respeito.

Unknown disse...

Caro Dr. Rui Moreira:


Tendo em conta a «disponibilidade»
manifestada em aqui «comentar» sobre o NOSSO FC Porto, mas só... futebol, que tal fazer, também, uma reflexão sobre outras, não menos importantes, componentes da «vida» do Clube?

Por exemplo:

Que opinião tem sobre a alienação constante de património e algumas modalidades... desde a «era Pinto da Costa»?

Esqueça (eu sei que é difícil) os títulos do futebol.

E diga-nos, o que a sua memória lhe lembra, sobre o FC Porto, antes, e o FC Porto, de agora.

No que diz respeito ao ecletismo e ao património.

Quer uma «ajuda»?

- Ciclismo, Hóquei Campo, Voleibol Ginástica, etc., etc..

- Pistas, Pavilhões, Ginásios, Piscinas, Campos de Treino, Museu e até Estádio (o actual é mais... um Centro Comercial).

Aguardo.

Um abraço.


PS. Não me fale no novo Pavilhão, perdão... Ginásio (de dois mil lugares)

Anónimo disse...

Há... é verdade.

Havia ainda o Dr. Pedro Batista.

Todos nós (verdadeiros portistas) nos lembramos quando ele, em directo, ia dando na «fuça» do lagarto dias ferreira (com minúsculas...).

Não fôra o Paulo Catarro e levava mesmo.

O Dr. Guilherme Aguiar? Não existe, é mais um... «tachista».

MANUEL SERRÃO, primeiro (o Alfredo Farinha deve lembrar-se bem dele) e Dr. Poncio Monteiro (o«antigo»), depois.

Tudo o resto, como dizia...

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista