Seja bem-vindo. Hoje é

14/06/07

VÍTOR BAÍA

Foi ontem anunciado o final de carreira desportiva do melhor guarda-redes português de todos os tempos.

Em virtude de ser o melhor, o Baía foi coleccionando títulos atrás de títulos, e tantos coleccionou que, chegado ao final de carreira, é somente o jogador de futebol que mais títulos conseguiu vencer em todo o Mundo, entre Supertaças, Taças de Portugal, Campeonatos, Super-Taça Europeia, Taça das Taças, Taça UEFA, Liga dos Campeões e Taça Intercontinental.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Uma carreira cheia de vitórias, cheia de conquistas, e sempre com classe, com elevação e frontalidade, quer os jogos corressem dentro da normalidade, ou acabassem por correr mal (uma raridade). Ao contrário de muitos, nunca precisou de se esconder ou de arranjar desculpas, quando eventualmente as coisas lhe corriam menos bem. Nunca se colocou em bicos-de-pé, tal como nunca permitiu que o rebaixassem... manteve a sua linha, como Homem que é, como Homem que sempre foi desde muito novo, deixando para outros as figuras de miudinho e menino-mimado.

Áqueles idiotas que insistiam que Baía era fruto do marketing, os números alcançados falam por si... mas, mais alto ainda, falam o sucessivo reconhecimento nacional e internacionalmente e sobretudo as suas brilhantes e constantes exibições ao longo de 20 anos!!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Aliás, bem se viu que não era (só) pelos defesas que tinha à sua frente que o Baía era grande no FCP... por lá passaram cerca de uma dezena de GR, e nenhum conseguiu fazer esquecer o Baía, bem pelo contrário!! A defesa manteve-se, mas a figura do Baía nunca desvaneceu do pensamento dos adeptos, e dos jogadores do FCP.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A falta que vou sentir de ouvir o estádio a gritar "Baíííaaaa" a cada cruzamento para a áerea... Vitor Baía, (de longe) o melhor guarda-redes português!!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Agora dedicar-se-á ao clube numa posição bem interessante, e que parece assentar-lhe que nem uma luva. E obviamente dedicar-se-á à sua fundação, que muita ajuda tem levado a muitas crianças.

O 99 é, e sempre será, o verdadeiro Nº1!!
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

5 comentários:

Anónimo disse...

Baía
ALCIDES FREIRE

Querem saber qual é a primeira consequência do anúncio oficial da fim da carreira do Vítor Baía? Não vale responder incluindo Quaresma na explicação. A resposta de 20 valores é: adivinham-se tempos complicados para os que têm menos jeito para a bola, mas são "ferrinhos" na futebolada semanal. Num género de regresso ao passado, aquele anterior a 1988, é quase certo que os menos dotados voltem a estar condenados e limitados ao papel de guarda-redes, pelo menos enquanto os mais dotados não estiverem realmente cansados de tentar imitar o Quaresma. Sem o Vítor Baía em campo deixa de fazer sentido ir para a baliza e gritar, bola encaixada ao corpo com um mão, enquanto se manda a equipar subir no sintético,"fiz uma defesa à Baía". Deixa de haver um modelo para imitar como aconteceu até ontem. Até porque o melhor é repetir o que o ídolo fez uma semana antes. Baía deixa o banco, mas fica a memória. Ou alguém acredita que depois de fintar metade dos adversários alguém comenta, com ar presunçoso, que fez um golo como o Messi? O mais certo é que lhe gritem "à Maradona, ó convencido", porque Diego era o maior de todos. Daqui em diante, Helton e quem lhe seguir, fará uma defesa como o Baía, da mesma forma que o Baía "fez lembrar o Mly neste voo" e "agarrou a bola como o Américo". Os craques perduram, mas para mal dos menos dotados, também a carreira do craques tem um final.

Anónimo disse...

Baía, o Eusébio do FC Porto

mega disse...

'usar os nomes 'baía' e 'eusébio' na mesma frase é pouco mais que estranho..
obrigado por tudo o que nos deste vítor e pelo que de certo de bom continuarás a fazer por nós.. este fica em casa...'

Sérgio de Oliveira disse...

Como previ há muito tempo
(está escrito e ainda acho que ,no final , vou ter razão )
o Sr VITOR BAÍA começou a sua preparação.

Aprendendo (passo a passo) , adquirindo novas competências ,
ganhando experiência , chegará , naturalmente , à liderança do nosso CLUBE.

Mais uma vez , O GRANDE PRESIDENTE (General de todas as cruzadas)demonstra que está em grande forma , que sabe ler o "jogo" e , por isso , faz a aposta certa !

Toupeira disse...

Quando vi os dois juntos pensei isso mesmo...aquele "cenário" foi como que uma espécie de ensaio para a passagem de testemunho que vai acontecer dentro de três anos.
O nosso Porto fica bem entregue! ;)

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista