Seja bem-vindo. Hoje é

12/07/07

Quem é único?

Todos nós recordamos o muito que se disse e escreveu em meados de 2004, quando após a 2ª conquista da Taça dos Campeões Europeus (desta feita na competição denominada Liga dos Campeões), o FCP viu inúmeras e milionárias ofertas para aquisição dos passes dos seus atletas.

O mérito de Mourinho, que fez com que o FCP conseguisse encaixar não sei quantos milhões de euros; a desgraça que por aí vinha, antecipando-se anos e anos de "seca" de títulos para os lados do Dragão; o desperdício dos milhões... onde foram parar os milhões?; nunca, jamais, em tempo algum o FCP conseguiria voltar a ter possibilidades de efectuar transferências pelos valores que conseguiu obter dos jogadores Campeões da Europa de 2004.

Na realidade, temos hoje visão perfeita de que o mérito de Mourinho termina onde começa o mérito do FCP, e vice-versa... sendo por demais evidente que, no final das contas, o FCP acaba por dar notoriamente mais um sinal que é muito maior do que qualquer individualidade, sobretudo por muito mérito de quem o conduz, e de quem o apoia. Quem é na verdade o "special one", ou para ser mais correcto "o maior"?? Duas letras evidenciam-no, e revelam-no... o "P" e o "C"! O mesmo que possibilitou ao outro ser conhecido como o "special one"

A desgraça anunciada, durou uma temporada... sendo que ainda assim, no meio de tanta "desgraça", o FCP ainda conseguiu trazer para "casa" mais uma Supertaça e uma Taça Intercontinental, tornando-se no último Campeão Mundial de Clubes nos moldes antigos!! Não deixo de reconhecer que essa temporada foi, no saldo final, um fiasco, sobretudo devido a sucessivas decisões e indecisões que tornaram um excelente conjunto de jogadores, numa fragílissima equipa.

No entanto, o facto de se ter conseguido reunir nessa temporada um excelente conjunto de jogadores (sendo certo que andaram por lá muitos que nem para porta-chaves serviam), possibilitou que nas temporadas seguintes, e com alguns acertos bem conseguidos, não só se tenha mantido a conquista de títulos, como ainda se aliou uma mais sólida estrutura, conseguindo-se ultrapassar a questão de não se ter uma equipa.

No final de contas, ao fim de 3 anos vemos novamente jogadores do FCP altamente cobiçados, por valores que não só igualam os da equipa campeã europeia, como chegam mesmo a superar. Assim de repente, vem-me logo à cabeça a venda do Deco... 20 milhões de Euros, sendo que o quaresma veio avaliado em 6!! «Uma enormidade», diziam os entendidos, «o Quaresma não valia "tanto"»... a verdade é que hoje vê-se quanto vale, e o certo é que não sai por menos do que saiu o Deco do FCP para o Barça!!

Bem, tenho procurado os comentários a esta nova vaga de interesse pelos jogadores do FCP por parte daqueles que em 2005 escreviam artigos, crónicas e editoriais a afirmar que o FCP sem Mourinho nunca mais realizaria tamanhos encaixes financeiros. Diziam-no porque Mourinho só há um, e já não está no FCP, mas sim no Chelsea. Bom, procurar procuro, encontrar é que nada. Fala-se, na generalidade, do excelente encaixe do FCP... mas pelos vistos desta vez não há ninguém a quem entregar os "louros", não há mais comentários a fazer, nem loas a tecer!!

Sobre as críticas que se observam à SAD nestas vendas, sendo certo que tão pouco eu fiquei satisfeito com a saída tão precoce do Anderson, não deixo de a compreender... e mais ainda a do Pepe. Sobre o facto de PC, ter afirmado que não iria sair mais ninguém dos elementos considerados fundamentais, eu recordo (porque ouvi, não me limitei a ler o que diziam os jornais) que o presidente logo na altura afirmou que somente com uma proposta inequivocamente irrecusável algum desse sairia. A proposta apresentada pelo Pepe não é irrecusável?? Acham que é fácil haver ofertas de 30 milhões por defesas-centrais?!

Para mais, analisando friamente, em termos de saídas de jogadores fundamentais na temporada passada, só aconteceu mesmo esta... a do Pepe. Portanto, neste momento, temos exactamente a mesma base da temporada passada, que foi significativamente reforçada. Isto é má gestão?? Isto é enganar alguém?? Só se nos andam a enganar pelo lado positivo da coisa!!

Não podemos nunca esquecer que o mercado português não tem a capacidade financeira de outros...

No final de contas, quem é único ainda se mantém por cá... o clube, o presidente, os sócios e os adeptos!!
Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Subscrever / Email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista