Seja bem-vindo. Hoje é

12/07/07

Quem é único?

Todos nós recordamos o muito que se disse e escreveu em meados de 2004, quando após a 2ª conquista da Taça dos Campeões Europeus (desta feita na competição denominada Liga dos Campeões), o FCP viu inúmeras e milionárias ofertas para aquisição dos passes dos seus atletas.

O mérito de Mourinho, que fez com que o FCP conseguisse encaixar não sei quantos milhões de euros; a desgraça que por aí vinha, antecipando-se anos e anos de "seca" de títulos para os lados do Dragão; o desperdício dos milhões... onde foram parar os milhões?; nunca, jamais, em tempo algum o FCP conseguiria voltar a ter possibilidades de efectuar transferências pelos valores que conseguiu obter dos jogadores Campeões da Europa de 2004.

Na realidade, temos hoje visão perfeita de que o mérito de Mourinho termina onde começa o mérito do FCP, e vice-versa... sendo por demais evidente que, no final das contas, o FCP acaba por dar notoriamente mais um sinal que é muito maior do que qualquer individualidade, sobretudo por muito mérito de quem o conduz, e de quem o apoia. Quem é na verdade o "special one", ou para ser mais correcto "o maior"?? Duas letras evidenciam-no, e revelam-no... o "P" e o "C"! O mesmo que possibilitou ao outro ser conhecido como o "special one"

A desgraça anunciada, durou uma temporada... sendo que ainda assim, no meio de tanta "desgraça", o FCP ainda conseguiu trazer para "casa" mais uma Supertaça e uma Taça Intercontinental, tornando-se no último Campeão Mundial de Clubes nos moldes antigos!! Não deixo de reconhecer que essa temporada foi, no saldo final, um fiasco, sobretudo devido a sucessivas decisões e indecisões que tornaram um excelente conjunto de jogadores, numa fragílissima equipa.

No entanto, o facto de se ter conseguido reunir nessa temporada um excelente conjunto de jogadores (sendo certo que andaram por lá muitos que nem para porta-chaves serviam), possibilitou que nas temporadas seguintes, e com alguns acertos bem conseguidos, não só se tenha mantido a conquista de títulos, como ainda se aliou uma mais sólida estrutura, conseguindo-se ultrapassar a questão de não se ter uma equipa.

No final de contas, ao fim de 3 anos vemos novamente jogadores do FCP altamente cobiçados, por valores que não só igualam os da equipa campeã europeia, como chegam mesmo a superar. Assim de repente, vem-me logo à cabeça a venda do Deco... 20 milhões de Euros, sendo que o quaresma veio avaliado em 6!! «Uma enormidade», diziam os entendidos, «o Quaresma não valia "tanto"»... a verdade é que hoje vê-se quanto vale, e o certo é que não sai por menos do que saiu o Deco do FCP para o Barça!!

Bem, tenho procurado os comentários a esta nova vaga de interesse pelos jogadores do FCP por parte daqueles que em 2005 escreviam artigos, crónicas e editoriais a afirmar que o FCP sem Mourinho nunca mais realizaria tamanhos encaixes financeiros. Diziam-no porque Mourinho só há um, e já não está no FCP, mas sim no Chelsea. Bom, procurar procuro, encontrar é que nada. Fala-se, na generalidade, do excelente encaixe do FCP... mas pelos vistos desta vez não há ninguém a quem entregar os "louros", não há mais comentários a fazer, nem loas a tecer!!

Sobre as críticas que se observam à SAD nestas vendas, sendo certo que tão pouco eu fiquei satisfeito com a saída tão precoce do Anderson, não deixo de a compreender... e mais ainda a do Pepe. Sobre o facto de PC, ter afirmado que não iria sair mais ninguém dos elementos considerados fundamentais, eu recordo (porque ouvi, não me limitei a ler o que diziam os jornais) que o presidente logo na altura afirmou que somente com uma proposta inequivocamente irrecusável algum desse sairia. A proposta apresentada pelo Pepe não é irrecusável?? Acham que é fácil haver ofertas de 30 milhões por defesas-centrais?!

Para mais, analisando friamente, em termos de saídas de jogadores fundamentais na temporada passada, só aconteceu mesmo esta... a do Pepe. Portanto, neste momento, temos exactamente a mesma base da temporada passada, que foi significativamente reforçada. Isto é má gestão?? Isto é enganar alguém?? Só se nos andam a enganar pelo lado positivo da coisa!!

Não podemos nunca esquecer que o mercado português não tem a capacidade financeira de outros...

No final de contas, quem é único ainda se mantém por cá... o clube, o presidente, os sócios e os adeptos!!

2 comentários:

Anónimo disse...

"Bem tenho procurado os comentários, artigos, crónicas e editoriais daqueles que em 2005 afirmavam que o FCP sem Mourinho nunca mais realizaria tmanhos encaixes financeiros, porque Mourinho só há um, e já não está no FCP, mas sim no Chelsea"

Nuno, não precisas de apresentar porque todos estamos fartos de saber que os criticos da altura são os mesmos de agora.

Nuno disse...

Esse parágrafo não ficou bem como eu queria... entretanto já o reformulei, para exprimir exactamente o que queria dizer.

Mas uma coisa é certa, elogiar as pessoas do FCP é muito difícil... já dizia ontem alguém... o Pepe finalmente vai ser reconhecido por todo o país como o excelente jogador que é... coisa a que, com a camisola do FCP, está inexoravelmente impedido de conseguir.

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista