Seja bem-vindo. Hoje é

06/09/07

500 milhões de libras

  • Ou 740 milhões de euros.

    Foi quanto os clubes ingleses gastaram na compra de jogadores. Um acréscimo de cerca de 60% em relação aos 440 milhões de euros do ano passado. Eu sei, não é novidade nenhuma, mas como o campeonato português está parado e, tirando o 598° treino do Benfica em que aconteceu uma lesão ou o calvário do senhor 18 milhões de contos que, segundo parece, está pior que o meu computador, pouco há a dizer. Sendo assim, apeteceu-me roubar a notícia (atrasada) aos sites de informação e dizer aos quinze adeptos que ainda não a conhecem, que o campeão, Manchester United, ou se quiserem, a familia Glazer, proprietária do clube, investiram (fica melhor que "gastar", pois fica?) uma décima parte do bolo, ou seja, 75 milhões de euros, seguida de muito perto pelo Liverpool, adversário do FC Porto na Champions League, com 74 M. e o Manchester city, 61 M. O Chelsea, ao contrário do que Abramovich nos habituou desde que, em Junho de 2003, comprou o clube por 206 milhões de euros, esteve pouco gastador. Será que o russo ficou sem trocos depois da compra, por 50 milhões de Euros, do famoso castelo do Conde Drácula na Roménia? Por falar nisso, vejam os próximos quinze pontos e depois digam se, com o património que o presidente do Chelsea tinha há cerca de um ano atrás (ao preço recorde a que o petróleo já esteve, não ficava admirado se já tivesse dobrado ou triplicado), pode entrar em loucuras:

    1. Aviões:
    Possuia dois Boeing, um 767, que custou 82,59 milhões de euros, e um Boeing Business, que ficou por 41,29 milhões de euros.
    2. Lar, doce lar:
    Abramovich comprou o Chelsea em 2003 pelo equivalente a 206 milhões de euros. Tinha sete casas pelas quais dividia a sua existência.
    3. ”Le grande bleu”:
    Equipado com heliporto, este iate é habitualmente usado pelos empregados de Abramovich. Preço: 60 milhões de libras (88,49 milhões de euros).
    4. ”Pelorus”:
    Outro iate, este com vidros à prova de bala e um submarino: 72 milhões de libras (106,19 milhões de euros).
    5. Dinheiro vivo:
    Oito mil milhões de euros.
    6. Fyning hill:
    Propriedade onde cabem 210 campos de futebol: 26,54 milhões de euros.
    7. Kensington:
    Apartamento: 42,77 milhões de euros.
    8. Chateaux de la Croe:
    Antiga residência, em França, dos duques de Windsor: 22,12 milhões de euros.
    9. Knighnsbridge:
    Prédio de seis andares: 26,54 milhões de euros.
    10. Belgrava:
    Prédio de cinco andares: 16,22 milhões de euros.
    11. St. Tropez:
    Casa: 14,74 milhões de euros.
    12. Moscovo:
    Propriedade com tamanho equivalente a 52 campos de futebol: 11,79 milhões de euros.
    13. Ecstasea:
    Mais um Iate. Este equipado com piscina e banho turco: 106,19 milhões de euros.
    14. Helicópteros:
    Dois: 51,62 milhões de euros.
    15. Maybach 62:
    Dois automóveis feitos por encomenda: 1,4 milhões de euros.

  • Carlos Azenha, o adjunto que um dia será principal...no FC Porto?

    Ontem, ao passar pelo site do JN, vi esta crónica sobre Carlos Azenha e fiquei intrigado. Será o homem assim tão bom? Decidi fazer uma pesquiza pela net e, embora ainda não exista muito material sobre o adjunto de Jesualdo Ferreira, fiquei com a impressão, ao ler a opinião de quem o conhece, que não faltará muito para o vermos como treinador principal. No FC Porto?

    Formado em educação física com especialização em futebol (média de 17 valores), tem o curso de treinador de IV nível; curiosamente teve sempre a melhor nota em todos os níveis. Este metodólogo que apoia Jesualdo na concepção dos treinos e é o responsável pela área física, já foi professor na Faculdade de Motricidade Humana.

    Percurso:

    . Treinador principal dos juniores do Sacavenense - Campeão distrital
    . E do Camacha - Subida à 2.ª Divisão
    . Adjunto de Abel Braga no Belenenses
    . Estágios com Valeri Lobanovski, ex. seleccionador da ex-União Soviética, Arrico Sacchi, no Milão, Vujadin Boskov na Sampdória, Alberto Malezani no Parma e Louis Van Gaal no AZ Alkmaar.
    . Preparador fisico no Farense de Paco Fortes e João Alves e no Setúbal de Jorge Jesus e Luís Campos.
    . Adjunto de Toni, numa equipa chinesa e no Al-Ahly do Egipto, e de Jesualdo Ferreira no Boavista e actualmente no FC Porto.

    Algumas frases:

    "Carlos Azenha é um grande profissional. Muitas pessoas não sabem as qualidades dele, porque está um pouco apagado ao ser treinador-adjunto, mas é muito bom. Se ele quiser ser treinador principal, vai ser um grande treinador".
    Pepe

    "É alguém que está muito atento durante o treino e é capaz de aconselhar os jogadores a fazer um determinado trabalho específico para melhorar este ou aquele aspecto."
    Jorginho

    "Era um jovem preparador-físico que se destacava pelas ideias, que variava os exercícios. Nunca fazíamos as mesmas coisas. Tem qualidades para ser um bom treinador, basta querer".
    Paulo Ferreira conheceu Azenha quando chegou a Setúbal, em 2000/01.

    "Tem bons métodos de trabalho, porque aprendeu com quem estagiou e qualquer jogador, seja do Real Madrid ou do Barcelona, tem muito a aprender com ele. Ele ajuda-nos, por exemplo, no posicionamento"."
    Vieirinha, que o conhece do F. C. Porto, está emprestado ao Leixões

    "Um apaixonado pelo futebol que não se cansa de querer mais. Tem enorme importância na equipa técnica do FC Porto e grande conhecimento do futebol, relaciona-se bem com o grupo, mostra capacidade de liderança, tem sentido de lealdade e é frontal. É um jovem competente e de enorme seriedade"
    Toni

    "É um conversador nato. Almoçávamos muitas vezes juntos e o assunto andava sempre à volta dos métodos de treino, da preparação física. Tem uma grande sede de novos conhecimentos"
    João Alves
  • 2 comentários:

    condor disse...

    Porra!O Abramovitch só tem isso?Fosga-se o gajo anda a travar no ferro!Pode-se dizer que está perto de me alcansar!Segundo ponto:Será que o Jesualdo,embora segundo opinião de muita gente incompetente,já começa a incomodar os pasquineiros cá do burgo?

    Anónimo disse...

    Condor tem razão porque o ano passado o Baía éra o maior e agora o maior é o Azenha, só o Jesualdo é que não tem valor nenhum.

    Pesquisar neste blogue

    Mensagens populares

    Enter your email address:

    Delivered by FeedBurner

    Subscribe to PORTOGAL by Email

    2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

    2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
    Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
    free counters
    tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista