Seja bem-vindo. Hoje é

14/09/07

Estão enganados se pensam que é um elogio

Miguel Veloso: «Portugal está onde está devido a Scolari»


Recebi por e-mail:
Scolari fechou a última porta

Por princípio, acho que todas as pessoas têm direito a dias maus, mas isso não deve ser confundido com desculpabilizações fáceis.

O murro de Scolari em Dragutinovic não é fácil de entender.

Trata-se de um treinador experiente, o jogo nem sequer era decisivo e foi, de uma forma geral, tranquilo.

Ao dar um murro no lateral esquerdo do Sevilha, Scolari não soube estar, foi agressivo e envergonhou a camisola que veste.

Acho que todos compreenderíamos se tivesse chegado à sala de imprensa e pedisse desculpa, colocando o lugar à disposição da direcção federativa. Com humildade, reconhecendo o erro, e já depois de ter passado pelo balneário sérvio para fazer o mesmo.

Mas Scolari não fez isso. Preferiu tentar iludir-nos e chamar-nos estúpidos, contando uma história que as imagens desmentem de forma evidente.

Face a esta fuga para a frente de Scolari, a bola passa para as mãos da Federação Portuguesa de Futebol.

Gilberto Madail já tem experiência neste tipo de coisas. Era presidente quando vários jogadores foram punidos por mau comportamento no Euro 2000. Era presidente também no Mundial 2002. E era presidente quando um balneário francês foi partido. E, já agora, era presidente quando um jogador português tirou um cartão da mão do árbitro, no recente Mundial sub 20, no Canadá. Poucos dirigentes estarão tão preparados para ajuizar o murro de Scolari.

É verdade que com Gilberto Madail nunca há nada garantido e a sua actuação perante casos semelhantes tem variado um bocado razoável.

Mas da última vez que foi chamado a agir, Madail demonstrou inesperada dureza: a federação decidiu afastar um jogador de 19 anos por doze meses. E Zequinha nem bateu em alguém, limitou-se a ser miúdo perante um árbitro.

Se a bitola de Madail não tiver sofrido alteração em mês e meio, resta ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol agradecer a Scolari o segundo lugar no Euro e o quarto no Mundial e ajudá-lo a fazer a mala.

É isso ou fazer-nos passar pela vergonha de ser a UEFA a actuar.

P.S.: Scolari tem sido a cara de muitas marcas em Portugal, sinal de que há quem goste do estilo que, honra lhe seja feita, nunca fez questão de disfarçar. Por mim, não sou fã.

5 comentários:

Anónimo disse...

Até ao próximo soco


Luís Felipe Scolari apresentou, ontem, desculpas públicas pela agressão ao jogador Dragutinovic, da Sérvia. Felipão pediu desculpa aos adeptos, à Federação e à UEFA, mas deixou de fora a vítima da agressão, que foi Dragutinovic, e até a Federação da Sérvia, que também merecia um pedido de desculpas. Não é bonito e acima de tudo soa um pouco a falso.

O que aconteceu anteontem mais não é do que uma longa sucessão de tristes situações de falta de fair-play no futebol português, com a complacência das autoridades futebolísticas e até governamentais. Depois de termos um jogador a agredir um seleccionador (Sá Pinto a Artur Jorge, em 1997), um jogador a socar um árbitro (João Pinto a Angel Sánchez, no Mundial 2002), um trio de jogadores a baterem num árbitro assistente e no quarto árbitro (Paulo Bento, Abel Xavier e Nuno Gomes, na meia-final do Euro 2000), só faltava mesmo um seleccionador dar um murro a um jogador, sob a capa de estar a proteger um seu atleta (Quaresma).

Caso não tenham reparado, estas coisas nunca acontecem nos clubes. Acontecem nas selecções como consequência do clima de impunidade que se vive e que é proporcionado pela Federação.

Ontem, iniciou-se o processo de branqueamento do murro de Scolari. O pedido de desculpas foi o primeiro acto. Logo a seguir, caiu nas redacções um comunicado de todos os jogadores a solidarizarem-se com Scolari. Por estes dias, João Rodrigues (há décadas espécie de presidente-sombra da Federação) iniciará os contactos com a UEFA para conseguir o castigo mais reduzido possível para Scolari. Laurentino Dias voltará a dizer que estas coisas não podem acontecer, que é preciso ter juízo, etc., etc. E até Hermínio Loureiro, que começou o dia a escrever que o rei vai nu, acabou a emendar o discurso, porque se há coisa inaceitável no futebol português é a falta de gratidão, como bem definiu Luís Filipe Vieira, se é que me faço entender... E será que ninguém pensa em agir antes do próximo murro

Anónimo disse...

Gilberto Madaíl é um cobarde!!!

"A Direcção da FPF vai tomar as medidas consideradas adequadas a esta situação, mas, após uma primeira análise das imagens recolhidas, das declarações proferidas e dos relatórios oriundos da UEFA, está afastada qualquer medida radical de corte de relação laboral com Luiz Felipe Scolari"

Anónimo disse...

Eu não conseguiria escrever melhor:

http://acausafoimodificada.blogspot.com/2007/09/as-putas-das-criancinhas.html

http://acausafoimodificada.blogspot.com/2007/09/o-espirito.html

Anónimo disse...

Ó calheiros

Se a imbecilidade pagasse imposto, Portugal seria o país mais rico do mundo.

O que se discute, seu lampião da pior espécie é a vossa maneira de actuar e de agir, como é sempre vosso apanágio, seus imbecis. A vossa incoerência é por demais evidente em todos os casos, ó lampião sem lanterna.

Explica lá lampião sem lanterna, porque é diferente a actuação e o vosso código de conduta nestes exemplos:

1 - Paulinho Santos, castigado pelo tempo necessário até o pintainho se recompor.

2 – Tentativa de castigar o Mourinho, quando da eventual rasganço da camisola do Rui Jorge.

3 – Castigo de Zéquinha.

4 – Castigo do Vitor Baía, aquando do jogo em Campomaior, depois de responder a uma agressão de um dirigente.

Ó calheiros, vai comentar para onde estão os idiotas dos teus colegas de clube. Pois aí as conversas mantêm-se ao mesmo nível.

Anónimo disse...

J:

"Se a imbecilidade pagasse imposto, Portugal seria o país mais rico do mundo."

.Não poderia estar mais de acordo, tu és o maior exemplo disso.

"ó lampião sem lanterna,..."

Do Priberam:
lampião: do It. lampione

s. f.,
grande lanterna portátil ou fixa num tecto, esquina ou parede.

.Pois, querias uma lanterna com lanterna. O que nos leva, novamente, à parte da imbecilidade pagar imposto...


P.S. Para que conste, o autor do Blog 'A causa foi modificada' é Sportinguista.

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista