(Agora vamos ter uma paragem de duas semanas. Espero que, desta vez, os jogadores tenham juizo e não se esqueçam que são profissionais pagos a peso de ouro.)
O Dia Mundial do Animal comemora-se desde 1930 a 4 de Outubro, data da morte de S. Francisco de Assis. Em Portugal, este ano, como em anos anteriores, autarquias, Igreja e numerosas organizações da sociedade civil promoveram, de Norte a Sul do país, iniciativas para assinalar a data e chamar a atenção para a violência e abusos a que continuam a ser sujeitos os animais. Já a RTP celebrou a data com aquilo que grossamente classificou de "grande noite de arte e emoção" a transmissão (toma lá, que é serviço público!) de mais um degradante espectáculo de uma tourada. Foi também no mês de Outubro (em 1978) que a UNESCO aprovou a Declaração Universal dos Direitos do Animal, em cujo preâmbulo se regista o óbvio: que "o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante". Nos termos da Declaração da UNESCO, "nenhum animal deve ser submetido a maus-tratos ou a actos cruéis" (artº 3º), nem, por ser incompatível com a sua dignidade, "explorado para divertimento do homem" (artº 10º) e "as cenas de violência de que os animais são vítimas devem de ser interditas no cinema e na televisão ( )" (artº 13º). Só que palavras como "dignidade" ou "respeito" não fazem parte do vocabulário da actual Direcção de Programas da RTP.
JN
3 comentários:
Alvaro, de Santarém para baixo, não consegues distinguir os touros dos toureiros. Alguns que se dizem toureiros deviam era espetar-lhes umas bandarilhas como o fazem aos pobres animais, em directo e na televisão pública. Isso sim, dava audiências.
Se o governo não consegue interditar as touradas, ao menos que façam um referendo para as pessoas poderem decidir se estão a favor ou contra a violência nos animais!
Bruno Alves diz que Porto vai continuar a vencer: «É de salutar a entrega da equipa toda, não apenas da defesa. Penso que é isso que tem feito com que não soframos golos. Todos os jogadores do F.C Porto e especialmente os defesas, são jogadores de top. Aliás, não estariam no clube se não fossem muito bons»
«É sempre bom manter este espírito. Temos todas as condições para continuar assim. Vamos continuar a fazer o melhor e o melhor é ganhar o máximo de jogos possível.»
Enviar um comentário