Seja bem-vindo. Hoje é

08/10/07

Não contem comigo para bater no Jesualdo


  • Sete jogos, sete vitórias, treinador com melhor começo no "reinado" de Pinto da Costa, segundo na história do FC Porto. Que podemos querer mais? Ok, já sei resposta: Bom futebol. E se querem que vos diga, admito que ontem também me fez falta. No entanto, penso que não temos o direito de bater no Jesualdo, porque o treinador do FC Porto nunca pode ser responsabilizado por ter uma equipa que necessita de jogar apenas a 20% para ganhar. Até porque tem feito o que o Presidente lhe pediu quando assinou contrato e, ao contrário de certos clubes, sem precisar das ajudas dos senhores do apito para vencer. Vejam o caso de José Mourinho na época passada. O Chelsea foi pior do que o FC Porto nos dois jogos da Champions e no entanto venceu a eliminatória. Conclusão: Os adeptos ingleses continuaram a aplaudir o Special One, enquanto nós enchemos de criticas o nosso treinador. O último jogo com o Liverpool foi muito parecido. Até nas criticas. De qualquer maneira, entre jogar bem e perder ou jogar mal e vencer, enquanto os pontos nos fizerem falta, penso que todos preferimos a segunda hipótese. Temos de criticar alguém pelo mau espectáculo de ontem? Acho muito bem. Sendo assim, vamo-nos virar para os verdadeiros culpados, os treinadores e jogadores adversários que, todas as semanas, tentam empatar ou perder por poucos, quando jogam contra o FC Porto.

    (Agora vamos ter uma paragem de duas semanas. Espero que, desta vez, os jogadores tenham juizo e não se esqueçam que são profissionais pagos a peso de ouro.)

  • Toma lá serviço público

    O Dia Mundial do Animal comemora-se desde 1930 a 4 de Outubro, data da morte de S. Francisco de Assis. Em Portugal, este ano, como em anos anteriores, autarquias, Igreja e numerosas organizações da sociedade civil promoveram, de Norte a Sul do país, iniciativas para assinalar a data e chamar a atenção para a violência e abusos a que continuam a ser sujeitos os animais. Já a RTP celebrou a data com aquilo que grossamente classificou de "grande noite de arte e emoção" a transmissão (toma lá, que é serviço público!) de mais um degradante espectáculo de uma tourada. Foi também no mês de Outubro (em 1978) que a UNESCO aprovou a Declaração Universal dos Direitos do Animal, em cujo preâmbulo se regista o óbvio: que "o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante". Nos termos da Declaração da UNESCO, "nenhum animal deve ser submetido a maus-tratos ou a actos cruéis" (artº 3º), nem, por ser incompatível com a sua dignidade, "explorado para divertimento do homem" (artº 10º) e "as cenas de violência de que os animais são vítimas devem de ser interditas no cinema e na televisão (…)" (artº 13º). Só que palavras como "dignidade" ou "respeito" não fazem parte do vocabulário da actual Direcção de Programas da RTP.
    JN
  • Enviar um comentário

    Pesquisar neste blogue

    Mensagens populares

    Subscrever / Email

    Enter your email address:

    Delivered by FeedBurner

    Subscribe to PORTOGAL by Email

    2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

    2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
    Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
    tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista