Seja bem-vindo. Hoje é

14/11/07

Helton e Stepanov, sim ou não?

Neste post escrevi que o Helton "aproveitando um enorme erro de Co Adriaanse, chegou à baliza quando não a merecia e agora, com Jesualdo à frente da equipa, regressou um pouco nas mesmas condições depois do Nuno ter feito tudo para continuar a merecer a titularidade. Com isto não estou a criticar o treinador porque quem me conhece sabe que tenho uma enorme admiração pelo Helton, nem estou a querer comparar o Nuno ao Vítor Baía pois todos sabemos que isso é impossível, mas que me custou vê-lo ser afastado baliza depois de a ter defendido como um verdadeiro dragão, lá isso custou".

Parece que o Estrela da Amadora está a ganhar o hábito de lixar-nos os melhores guarda-redes. Primeiro foi o Vítor Baía que perdeu a titularidade na tal opção do treinador holandês e agora é Jesualdo que começa a sentir pressão para tirar o Helton da baliza. O que eu não acredito que venha a acontecer porque se errar uma vez é humano, duas no espaço de poucas jornadas, é burrice, e se o Nuno saíu quando não devia ter saído, agora é tarde para regressar. Aliás, não posso compreender que alguns portistas que estiveram contra o "castigo" a Vitor Baía, venham exigir que aconteça o mesmo a Helton. Ok, já sei que só existe apenas um 99 e não o podemos comparar a nenhum outro, mas até por isso é que devemos continuar a apostar no Helton, que é "apenas" o nosso melhor guarda-redes.

Sobre o Stepanov, escrevi no mesmo post que estava "com água na boca" e morto por o ver jogar contra uma formação que nos dê mais luta para poder ter uma ideia mais correcta do seu real valor, mas as primeiras impressões foram melhores do que esperava e isso já é um bom sinal. Até porque ele ainda é muito jovem e está no FC Porto para aprender".

Neste momento já estou com mais dados para poder ter uma opinião mais correcta sobre o defesa central. Que não é muito diferente, já que continua a ser muito jovem e ainda com muito para aprender. No entanto, neste seu primeiro ano como titular do FC Porto, já fez coisas muito bonitas como diria Artur Jorge e, embora continue a ter alguns erros primários como o que aconteceu na Reboleira, durante algumas jornadas conseguiu fazer-nos esquecer um dos melhores defesas centrais do mundo. Por falar em Pepe, eu sei que a memória é curta, mas as imensas dificuldades que ele e o Bruno Alves tiveram nas primeiras épocas em que "vestiram" a titularidade, ainda estão bem vivas entre nós. De qualquer maneira, não me parece que a opção Pedro Emanuel (um jovem de quase 33 anos) possa ser merecedora de confiança quando jogarmos, por exemplo, em Liverpool, porque se é verdade que falta uma voz de comando naquela defesa, também é verdade que não é com berros que se apanham jogadores rápidos como Fernando Torres ou Steven Gerrard. Já o João Paulo...

Outro problema para Jesualdo Ferreira resolver tem a ver com a questão dos avançados. Se é que algum dia vai conseguir resolver porque será sempre criticado escolha A, B, ou C. Um exemplo: Durante semanas, Rui Moreira (que ontem até esteve mais uma vez bem no Trio D'Ataque) fartou-se de criticar o Postiga e pedir a chamada de Adriano à equipa. Pois bem, no último jogo o treinador fez-lhe a vontade e...foi criticado na mesma porque, segundo parece, aquele jogo éra diferente de todos os outros e o português fazia mais falta que o brasileiro. Claro. Se o mal não é do cú...
Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Subscrever / Email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista