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22/11/07

A tacinha do regime salazarista? Não, obrigado.


  • Vamos jogar a Chaves. Se fosse Presidente do FC Porto dava ordens para que Jesualdo convocasse apenas os juniores nos jogos da tacinha, pelo menos enquanto o regime teimasse em disputar a final no Jamor. Não o fazendo, estava a entrar no jogo de quem tudo tem feito para acabar com a pouca democracia que ainda existe em Portugal. Por falar nisso, a equipa de Scolari está proibida de jogar naquele estádio. Porque será?

  • E porque será que o regime continua a não ter o minimo respeito pelos direitos de Pinto da Costa?

    Hoje, ficamos a saber pelo JN que "a equipa de investigação do Apito Dourado, coordenada pela procuradora Maria José Morgado, vai continuar a investigar o processo por alegada ofensa a pessoa colectiva, em que é arguido Pinto da Costa, presidente do F. C. Porto, por, na biografia "Luzes e Sombras de um Dragão", ter comparado o Ministério Público (MP) à PIDE. A decisão foi tomada por uma magistrada do grupo de Morgado, na sequência de um pedido de declaração de incompetência daquela equipa apresentado pelas jornalistas Felícia Cabrita e Ana Sofia Fonseca, também arguidas por terem sido autoras do livro. Em causa está principalmente o facto de Morgado ter sido a denunciante do caso ao procurador-geral da República".
    Quer dizer, como a senhora terrorista não gostou de ouvir umas verdades e fez queixa de Pinto da Costa e das duas jornalistas, ficou a ser parte interessada no caso. Sendo assim, seria natural que ficasse a ver o jogo da bancada. No entanto, tal não vai acontecer porque uma magistrada da equipa de Maria José Morgado pensa que não há necessidade. Aliás, (in)justiças destas já começam a ser mais que normais quando se trata de Pinto da Costa, pois no passado também aconteceu algo parecido aqui e aqui. "As autoras do biografia alegaram, ainda, que o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, apenas conferiu poderes à equipa especial para investigar os processos do Apito Dourado instaurados até 14 de Dezembro do ano passado e não casos futuros. Porém, ao que sabe o JN, uma procuradora-adjunta rejeitou os dois argumentos. Respondeu que a equipa de coordenação não se sente lesada, já que com as declarações de Pinto da Costa - "Não estou para viver num país onde a revolução de Abril acabou com a PIDE para agora a ver substituída pelo MP" - ofendido terá sido o MP em geral. Sustentou ainda que o objecto do processo tem conexão com o "Apito" e que a ordem de Pinto Monteiro não está limitada no tempo." Claro que não. Já agora, uma pergunta muito simples: E o Dossiê "Tu, Luís...", está?
  • 4 comentários:

    Anónimo disse...

    "HORROROSO CENTRALISMO"?!

    Vozes do Norte contestam obstáculos da ANA à Ryanair
    adelino meireles

    Ryanair quer ter uma base para os seus aviões no aeroporto do Porto


    Inês Schreck

    O aeroporto do Porto arrisca perder a oportunidade de conseguir atrair, nos próximos sete anos, quatro milhões de passageiros da Ryanair. Tudo porque a ANA (empresa que faz a gestão dos aeroportos) não se tem mostrado receptiva a fazer algumas cedências que permitam a criação de uma base daquela companhia aérea de baixo custo no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A possibilidade de o Norte estar a "desperdiçar" uma oportunidade de desenvolvimento está a indignar políticos e empresários. O PSD/Porto vai pedir esclarecimentos ao Ministério das Obras Públicas "por suspeita de favorecimento do aeroporto de Lisboa".

    Depois de o presidente da Ryanair, Michael O'Leary, ter vindo a público acusar a empresa de estar a travar o crescimento do aeroporto do Porto, a ANA repudiou as declarações, numa nota de Imprensa, na qual dá a entender que em causa está a necessidade de dar as mesmas condições a todas as companhias.

    Direitos iguais para todos

    Para criar uma base, que implica espaço para escritórios e possibilidade dos aviões pernoitarem no Porto, a Ryanair pede um desconto de quatro euros por passageiro embarcado nas taxas cobradas pelo aeroporto do Porto. Em contrapartida, segundo documentos que o JN teve acesso, garante 1,5 milhões de passageiros no primeiro ano, e um crescimento sucessivo de meio milhão de passageiros até 2015. Além de cerca de 200 empregos directos.

    "A ANA deseja mesmo muito que aquela companhia instale uma base de operações no Aeroporto Sá Carneiro, estando disponível para criar condições àquela empresa que possam ser legalmente suportadas e proporcionadas a qualquer outra companhia", refere a empresa, garantindo que actuará sempre "numa base de igual tratamento a todas as companhias áreas".

    Mas o argumento não convence. "Por que é que a ANA não oferece o mesmo desconto nas taxas a qualquer companhia que garanta quatro milhões de passageiros nos próximos anos?", questiona Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto (ACP), que foi contactado pela direcção da Ryanair para interceder junto da ANA.

    Críticas à posição da ANA

    "É mesmo uma posição de Estado. Se o aeroporto fosse privado isto não acontecia", refere Couto dos Santos, vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), acusando a ANA de estar a querer proteger o "monopólio" da TAP. "É muito estranho. Não aceitaremos decisões de parcialidade regional ", acrescenta Marco António Costa, dando conta de que, caso os esclarecimentos do Governo não cheguem ou sejam insuficientes, o PSD vai chamar o presidente da ANA e da Ryanair à Assembleia da República para se perceber o que se está a passar.

    A decisão da ANA terá de ser tomada até ao final do ano, caso contrário a Ryanair escolherá outra cidade para localizar a base. Valência, Bristol, Belfast são hipóteses já avançadas, mas há dez localizações na corrida. Algumas podem servir de alternativa ao Porto e até vir a prejudicar o desempenho do Sá Carneiro.

    "Há aqui quatro milhões de passageiros à mão de semear. Temo que isto possa servir de motor para o investimento na requalificação do aeroporto de Vigo", alerta Rui Moreira.


    Desconto nas taxas

    Para criar uma base no aeroporto Francisco Sá Carneiro, a Ryanair pede um desconto de quatro euros por passageiro embarcado (inclui viagens de ida e volta), verba a deduzir no valor total das taxas que o aeroporto cobra à companhia aérea de baixo custo.



    Espaço para escritórios e pernoita de aviões

    A base da Ryanair implica a disponibilização de espaço para escritórios no aeroporto, bem como a possibilidade de os aviões pernoitarem no Sá Carneiro, com tripulação e pessoal de manutenção das aeronaves.



    Aumento de meio milhão de passageiros por ano

    Com uma base no aeroporto do Porto, a Ryanair garante 1,5 milhões de passageiros ao fim de um ano de funcionamento e um crescimento sucessivo, durante sete anos, de meio milhão de passageiros anuais. Estima-se que cada cliente da low cost gaste nas imediações do aeroporto entre 125 a 150 euros. O acordo tem de durar pelo menos dez anos, estabelece a companhia aérea.



    Emprego a 200 pessoas

    Duzentos empregos directos são garantidos pela Ryanair com a instalação da base no Porto.

    Por onde anda RR???!!!

    mega disse...

    'álvaro, desculpa a ousadia, mas descobri um blog do porto, com gentes do porto, escrito por pessoas nortenhas e com muuuuita qualidade, achei que gostavas de o conhecer:

    http://bussola.blogs.sapo.pt/

    Toupeira disse...

    Depois de ver tantos nomes ilustres na galeria dos Autores, até tenho vergonha de dizer que ainda não conhecia o blog...o que é verdade e como quem diz as verdades não merece castigo...

    Agora estou bastante ocupado, mas mais logo vou metê-lo nos Links Portogal, porque o Bússula será de certeza, uma das minhas visitas diárias. Obrigado Mega. ;)

    condor disse...

    Vamos todos felizes e contentes colocar o nosso boletim de voto na ranhura nas proximas eleições!

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