Seja bem-vindo. Hoje é

23/11/07

"As escolhas da Selecção"


Critiquei os assobios de Leiria porque, como aqui escrevi, não ajudaram os jogadores, antes pelo contrário. E, erradamente, cheguei a escrever que aquelas gentes não gostavam de futebol, dando como exemplo os jogos em casa da U.Leiria.

No entanto, existe pelo menos uma pessoa neste Portugal dos pequeninos, que teve um discurso ainda mais fundamentalista que o meu.

Vítor Serpa, jornalista d'A Bola e ferrenho leitor das crónicas de Leonor Pinhão, usou os assobios de Leiria para, no dia anterior ao jogo do Dragão, pedir na biblia do Benfica que a selecção volte a jogar apenas na capital do império. Porque, embora diga que não a quer retirar do "país real", também não a quer ver por lá, já que, "nos jogos de competição a doer, o essencial interesse da Selecção", deve estar sempre em primeiro lugar. E depois vai mais longe quando escreve que "curiosamente, o jogo de amanhã, no Dragão, também deixa em aberto algumas expectativas. O histórico desaconselharia tal escolha. Não pelos mesmos motivos dos de Leiria, mas porque, em boa verdade, é impossível saber se os portistas já tudo esqueceram e perdoaram. Para bem da Selecção, espera-se que sim."

Infelizmente, sim, diria eu. Mas, começando pelo estádio, tenho a certeza que o último jogo apenas aconteceu no Dragão por manifesta infelicidade dos responsáveis da FPF que contavam chegar ao Porto com o passaporte garantido. E não fossem os pontos perdidos na capital do império, frente à Polónia e Sérvia, tal teria mesmo acontecido.
Quanto aos portistas que assistiram ao jogo, infelizmente, volto a repetir infelizmente, a maioria já esqueceu e perdoou Scolari. E esse não joga, sabe apenas dar um murros, criticar os árbitros, virar as costas aos jornalistas e criticar as gentes do Norte. Ou criticava. Porque há males que vêm por bem, e com a recepção que recebeu, Scolari foi obrigado a reconhecer que "o público do dragão foi o melhor dos últimos três anos". Claro. Finalmente viu que foi enganado este tempo todo por quem detesta o FC Porto e, com um jeitinho, ainda pedia desculpas públicas ao Vítor Baía. m

Por isso, e brincando um pouco com as palavras do senhor Vítor Serpa, apetece-me escrever que tem havido uma política de centralização que, aliás, o JN denunciou há umas semanas atrás. E as coisas até nem têm corrido bem, como aconteceu recentemente frente à Polónia e Sérvia. Sendo assim, e como o melhor público dos últimos três anos está no Porto, o histórico desaconselharia os estádios da capital do império, até porque, nos jogos de competição a doer, o essencial interesse da Selecção deve estar sempre em primeiro lugar. O que me leva à pergunta do dia: Não seria melhor que, no futuro, os jogos se realizassem todos no Estádio do Dragão? Pensem bem nisto, senhores da FPF. E já agora, pense também um pouco senhor Vítor Serpa.
Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Subscrever / Email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista