Seja bem-vindo. Hoje é

02/12/09

Faz hoje um ano que...

O treinador de futebol Fernando Cunha prometeu modificar o futebol português com o "focusbol", um método que, segundo o autor, éra revolucinário.
Podem recordar a entrevista feita pelo Bruno Pires:

A bíblia do futebol para todos

Projecto inovador. O treinador português Fernando Cunha promete revolucionar o futebol nacional graças a um método a que baptizou de 'focusbol'. A principal linha mestra desta nova forma de pensar a modalidade é dar aos jogadores um papel de maior responsabilidade no planeamento das estratégias da equipa

Resultados, espectáculo, viabilidade financeira. Só falta uma oportunidade

Existe um método, baptizado de focusbol, que promete revolucionar o futebol e cuja autoria é de Fernando Cunha, um treinador português que dedicou os últimos dois anos da sua vida a tentar encontrar respostas para as perguntas difíceis.

Este método inovador assenta em premissas básicas que, no entender do técnico, podem fornecer espectacularidade e resultados; ou seja, o sonho de qualquer clube, de qualquer presidente.

"O focusbol é um método extraordinário, a minha bíblia. O José Mourinho fez a sua bíblia que não mostra, eu fiz uma bíblia para todos e que contou com a ajuda de muitos treinadores do meu curso de IV nível, como o Ulisses Morais, Daúto Faquirá, Vítor Pontes, Luís Castro ou Pedro Barny. O focusbol visa conjugar todas as envolvências; jogadores, treinadores, adeptos. Toda a gente deve envolver-se na construção de uma estratégia. O focusbol reúne o melhor de cada um. A participação é fundamental, nomeadamente dos jogadores", salienta.

"É imprescindível que presidente e treinador definam os objectivos a atingir, em seguida há um processo de identificação. O focusbol ajuda a identificar as deficiências do clube", alerta.

Responsabilizar o jogador

Mas, para Fernando Cunha, o grande segredo do focusbol está na mudança de mentalidade dos jogadores, que devem ter um papel mais activo no planeamento das estratégias da equipa.

"Hoje, os futebolistas estão mais preocupados em colocar em prática o que o treinador lhes enfia na cabeça do que em desfrutar do prazer de ganhar. Muitos jogadores pensam que não percebem nada de futebol e os treinadores quando chegam aos balneários julgam-se os senhores absolutos. Quando um treinador pede ideias para jogar melhor, o jogador retrai-se e se algum fala ainda é olhado de soslaio pelos colegas. No balneário, treinadores e jogadores têm de construir a estratégia. É preciso que todos falem. O técnico é apenas o garante de que aquilo vai funcionar."

Mais pessoas no estádio

Fernando Cunha não tem dúvidas. "O focusbol se for utilizado pela maioria dos clubes da Liga portuguesa tornará o nosso futebol muito mais espectacular e resolverá o problema da falta de espectadores. O focusbol levará a resultados ganhadores, com espectáculo. E isto far-se-á sempre a partir dos jogadores", salienta.

Quando as condições estiverem reunidas, Fernando Cunha é taxativo e garante levar "uma equipa de média dimensão ao título nacional". E quando pegar numa equipa quer tudo menos revoluções. "Na identificação temos de contar com as pessoas que já estavam no clube. Com razias os resultados demoram a chegar."

E para isso conta também com os adeptos, porque todos devem estar envolvidos na dita "estratégia vencedora": "Com o focusbol podemos explicar às claques o que a equipa precisa de fazer. Quando atacamos, precisamos que a claque apupe a equipa adversária. O treino não é só estar no campo a fazer coisas bonitas. Ainda há muitos jogadores que se inibem. Porque não chamamos os adeptos e recriamos essas situações nos treinos? O futebol só existe se houver adeptos."

Diário de Notícias

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista