Seja bem-vindo. Hoje é

31/12/11

A verdade que todos conheciamos

Assessor de Scolari responsabiliza Madaíl pelo afastamento de Baía
Acaz Fellenger, assessor do antigo seleccionador de Portugal, Luiz Felipe Scolari, diz que Gilberto Madaíl terá afirmado que Vítor Baía criava mau ambiente no seio da equipa das quinas. As declarações surgem depois de o antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ter dito que o guarda-redes «merecia uma explicação de Scolari».

Na semana passada, numa entrevista concedida à RTP, Gilberto Madaíl afirmou que «Vítor Baía merecia uma explicação de Scolari», referindo-se à ausência do guarda-redes da selecção nacional por decisão do então seleccionador.

Ora o assessor de Scolari comentou essas declarações responsabilizando Madaíl pelo afastamento de Baía: «Quando iniciou o trabalho, o Scolari perguntou ao presidente Gilberto Madaíl sobre a participação de Portugal no Mundial 2002 e aí foi dito por Madaíl que o guarda-redes Vítor Baía não criava bom ambiente no balneário, não era um bom atleta de balneário», declarou Acaz Fellenger, ouvido pela RTP.

O assessor conclui, assim, que o afastamento de Baía foi influenciado pela opinião do então presidente da FPF: «Essa era uma das opiniões do Gilberto Madaíl que foi passada a Scolari e, juntando a outras opções, foram essas as razões que levaram à não convocatória de Vítor Baía», atirou.

Zerozero.pt

Há cerca de um mês atrás, Vitor Baía tinha dito que O problema é que não fui convocado para o Euro 2004. Tinha acabado de ganhar a Liga dos Campeões com o FC Porto, estava numa óptima fase e até hoje não tive uma explicação de Scolari para não ter sido chamado. Fiquei triste porque senti que poderia ajudar Portugal e o próprio seleccionador. Não foi possível, mas não sou pessoa de guardar rancor. A vida continua, Os jogos mais importantes são aqueles que nos levam às conquistas. Quando ganhei a Liga dos Campeões com o FC Porto foi um momento inesquecível.
Como sempre dissemos, o afastamento de Vitor Baía não podia ter apenas o dedo de Scolari por mais burro que o brasileiro seja (e é!), porque mesmo uma criança sabia que se tratava do melhor guarda-redes português em 2004. O afastamento tinha de ter também o dedo de Gilberto Madaíl porque o ex. presidente da federação ainda não tinha esquecido que Vitor Baía tinha sido testemunha abonatória de António Oliveira no processo que este colocou à FPF após o Mundial da Coreia-Japão. Esta resposta do assessor de Scolari mostra que tinhamos razão.
Mas continuo a pensar que Madaíl e Scolari são pequenos demais e esta história teve outros personagens, dentro e fora da FPF, que nunca tiveram coragem de dar a cara. Estava muito em jogo e todos sabiam que um ataque a um idolo do FC Porto poderia juntar o povo português durante o Euro 2004. Infelizmente a maioria dos portistas não têm amor próprio. Berram muito mas depois juntam-se aos nossos inimigos como se estivesse tudo bem. Não é por acaso que em alguns programas, que se dizem desportivos, o FC Porto e Pinto da Costa são atacados do primeiro ao último minuto mas nem assim os portistas conseguem deixar de os ver. Nos sites acontece o mesmo...Quanto mais nos atacam mais portistas têm a visitá-los. Não é o meu caso.

Voltando a 2004, quando cheguei ao Porto, de férias, vi milhares de bandeiras nas janelas em apoio da selecção de todos eles e não esperava. Em alguns prédios não havia uma janela sem bandeiras! Uma autêntica pimbalheira. Enfim, todos vimos que o afastamento do melhor guarda-redes português de todos os tempos éra, acima de tudo, um ataque ao FC Porto e aos portistas e que o resultado final nunca poderia ser a vitória num campeonato onde tinhamos tudo para ganhar. Por outro lado, parece que há quem tenha ficado contente com o segundo lugar...Devem ser os mesmos que batem palmas ao segundo lugar das equipas deles no campeonato português!

8 comentários:

Fluvial100 disse...

E foi assim mesmo...
Nem era preciso ter Ciências Sociólogas para perceber o boicote. Do ditado popular "quem não se sente, não é filho de boa gente" as janelas, portas e varandas da minha casa, ficaram sem bandeiras. Uma, só com um lençol tingido a preto. E tive razão: 2º lugar da vergonha.

Anónimo disse...

direitinho como nos pensavamos que era é vergunhoso este segundo lugar sempre PORTO,

Anónimo disse...

VIctor Baia sempre foi o melhor isto é vergonhoso é a verdade que todos conhecia-mos so os encornados a que nao.

Zé Luís disse...

Álvaro, então ainda acreditas no Socolari pela versão do assessor?

Mas porque raio o Socolari não convocava o VB se quisesse?

Ele sempre fez tudo o que queria, sempre. A culpa é só dele. O Merdaíl é o que é, nunca se sobreporia ao seleccionador. Creio que não o faria com seleccionador algum.

Quando é que as pessoas deixam de crendices bizarras?

Toupeira disse...

Caros amigos, um bom ano para todos e que o nosso Mágico nos dê tantas alegrias como em 2011. ;)

Zé Luís, nenhum treinador é tão burro e anormal ao ponto de deixar de fora aquele que tinha sido considerado pela UEFA o melhor guarda-redes europeu em 2004. Não se trata de um guarda-redes qualquer.

Para além disso, o facto de Scolari convocar o terceiro guarda-redes do FC Porto prova que esta história foi um ataque a Vitor Baía mas, acima de tudo, um ataque ao FC Porto.

E Scolari, que não conhecia a realidade do futebol português, éra muito pequeno para poder imaginar isto sózinho...Lavaram-lhe o cérebro! Foi Madaíl? Também mas como escrevi no post, existiram outras mentes doentias metidas nesta história e que não gostam nada do FC Porto.

Podia dar outros exemplos como os discursos encomendados que Scolari tinha contra Pinto da Costa e o nosso clube, o facto dele ser brasileiro e estar habituado a longas distâncias e ter a distinta lata de dizer que a cidade do Porto ficava muito longe de Lisboa...Enfim, com um bocado de tempo e uma cabeça mais limpa (estou com uma gripe que não me seguro de pé!) podia mostrar-te que estamos perante algo muito mais obscuro que uma simples crendice bizarra.

Fluvial100 disse...

Pode ser que se saiba mais verdades quando o assunto "fisco PT" sair da gaveta funda, já que o "fisco EN" já está a tratar dele, Scolari!...
O filme do ordenado combinado é tão escuro, que muitos admiradores deste brasuca o vão ver só a preto!

Zé Luís disse...

Zé Luís, nenhum treinador é tão burro e anormal ao ponto de deixar de fora aquele que tinha sido considerado pela UEFA o melhor guarda-redes europeu em 2004. Não se trata de um guarda-redes qualquer.


Pois, mas é ele mesmo tão burro e anormal. Não há nada que indique o contrário. In clusive deixar de fora o VB e chamar o 3º g.r. do FCP. Não era Merdaíl a sugerir isso.

Essa é a prova de que ele fazia o que queria. E fez. E quis. Mainada.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista