Seja bem-vindo. Hoje é

02/05/07

"Apoio"? O que é isso?

Com Pinto da Costa a dar-lhe apoio, José Mourinho venceu a taça dos Campeões e não quiz festejar. Sem Pinto da Costa tem querido festejar mas não a consegue vencer. Como diria um amigo meu: "Que é que querem? É a vida..."

Vem isto a propósito do que vi ontem ser dito no Trio D'Ataque pelos três paineleiros de serviço, porque, segundo eles, dos treinadores dos três grandes, Jesualdo Ferreira é o que tem menos apoio do Presidente e da Sad. E para que o ataque fosse completo, lembraram-se de dizer que desde que Mourinho saíu do clube, nenhum treinador foi apoiado como merecia.

Óra bem, não sei muito bem de que "apoio" eles estavam a falar mas parece-me que esta é mais uma mentira que serve para enganar os adeptos do FC Porto que andam mais distraídos, porque nós, adeptos que diariamente seguimos a vida do clube, ainda não esquecemos que foi precisamente Pinto da Costa quem mais apoiou Co Adriaanse quando este éra fortemente criticado pela maioria dos adeptos e também por...Rui Moreira. Aliás, se o clube teve treinadores que deram trabalho ao Presidente e à Sad, o holandês foi um deles. Mais, todos nos lembramos como Pinto da Costa deu o corpo às "balas" dos Super Dragões depois do ataque à viatura do treinador holandez. Éra a este tipo de "apoio" que os paineleiros se referiam?

Quanto a Victor Fernandez (Rui Moreira usou o espanhol como exemplo) éra dificil ter mais apoio porque a indisciplina reinava no clube sem que ele a conseguisse combater tendo chegado ao ridiculo de não castigar um jogador (que já não está no clube e que numa semana de seis treinos, chegou atrasado em cinco), mesmo depois de Pinto da Costa lhe ter pedido para o fazer.
Para além disso, e embora tenha começado bem com a conquista do campeonato do mundo de clubes, depois de perder 15 pontos apenas nos jogos em casa, o despedimento foi o melhor que podia ter acontecido para que a imagem dele e a do FC Porto não ficassem muito maltratadas. Como aliás, Fernandez soube compreender e a prova é que continua a ter o FC Porto no coração e a ser um amigo incondicional de Pinto da Costa, talvez por o Presidente ter sido das poucas pessoas que condenaram os milhares de lenços brancos que na altura apareceram em alguns jogos.

Já Couceiro, treinador que eu continuo a admirar, estava ligado ao FC Porto apenas até ao fim da época e por isso deu o lugar a outro depois de alguns pontos perdidos, sete deles também em casa. É verdade que não convenceu como eu esperava mas a altura também não foi a melhor porque não deve ser fácil para nenhum treinador fazer algo de positivo numa época com tantos erros, muitos deles praticados nos poucos dias em que Luigi Del Neri treinou o clube. Aliás, dos três, Del Neri é quanto a mim, o único erro de casting e só não fez mais estragos porque a Sad foi rápida a actuar, caso contrário Pedro Mendes, Paulo Assunção e Rossato não seriam as únicas "vitimas" do italiano.

Voltando a Jesualdo, viu o seu contrato ser renovado por mais uma temporada. Será que vai continuar? Não sei porque José Mourinho e Co Adriaanse também já tinham visto os seus contratos serem alongados quando decidiram abandonar o clube...de qualquer maneira, depois de ficar "preso" até junho de 2008, o actual treinador do FC Porto ficou a saber que tinha a confiança da Sad. Éra a este tipo de "apoio" que os paineleiros se referiam?

PS- Sr. Rui Moreira, já vi várias vezes o "topo e fundo" do programa ser usado para falarem de outras modalidades. Por esse motivo pensei que fosse meter no topo desta semana, o FC Porto Hexacampeão em Hóquei em Patins. Seria uma boa oportunidade para o senhor "vender" a imagem do seu clube e falar de um record que foi propositadamente esquecido pela comunicação social. Infelizmente tal não aconteceu e o senhor voltou a enganar-me mas prometo que não volta a acontecer.
Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Subscrever / Email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista