Seja bem-vindo. Hoje é

01/05/07

A benfiquização do FC Porto

A história de Pinto da Costa enquanto Presidente do FC Porto, está marcada por muitas contratações fantásticas, outras apenas boas (a maioria como seria de esperar) e uma pequena percentagem de contratações falhadas. A história do último mandato também e no entanto depois de verem o seu clube vencer campeonatos e taças, construir um estádio e um centro de treinos que qualquer clube mundial gostaria de ter para além de ter sido também campeão europeu e mundial, alguns adeptos lembraram-se de seguir dois ou três paineleiros que descobriram que podiam usar a imprensa para se promoverem e começaram a criticar tudo e todos tal como os lampiões já fizeram nos anos setenta e oitenta com resultados bastante negativos para o clube deles.

Mas se os lampiões tinham uma certa razão já que na altura assistiam ao vivo e a preto e branco ao funeral da ditadura que tantos campeonatos lhes deu e por isso estavam com medo do futuro até porque do norte ouviam umas vozes que os metiam em sentido, esta "revolta" de alguns adeptos portistas é no minimo incompreensível porque o clube continua a vencer como sempre fez e se existem criticas que fazem mal a Pinto da Costa e ao FC Porto são as dos próprios adeptos.

Também é verdade que nos últimos tempos as vozes andam "roucas" e eu tenho sido o primeiro a pedir mais energia por parte de quem manda no futebol azul e branco principalmente quando somos roubados descaradamente. Por outro lado compreendo que já não estamos em periodo revolucionário e por isso possa admitir que o discurso tenha de ser outro, embora o nosso país (e não estou a pensar apenas no futebol) avance a passos largos em direcção ao 24 de Abril.

É por isso que todos temos o dever de virar as nossas baterias contra os nossos inimigos e não contra quem fez do FC Porto o principal clube português, o mais conhecido além fronteiras e um dos melhores do mundo. Mesmo aqueles que neste momento criticam as contratações do Presidente por termos um plantel riquissimo (qualquer clube gostaria de ter um Lucho, Pepe, Quaresma, Paulo Assunção, Vítor Baía, Helton ou Anderson) e estarmos isolados no primeiro lugar e com o Bi Campeonato à vista. A não ser que estejam mais interessados em ver o FC Porto passar pelo que o Benfica passou (e ainda passa) só para mais tarde poderem dizer aos netinhos que afinal tinham razão.

PS- Depois de anos de "escuridão", os lamps neste momento concordam com tudo o que se passa no clube deles com a esperança de poderem ver uma luzinha ao fundo do túnel e por isso não se vê ninguém criticar Luís Filipe Vieira pelo imenso passivo do clube ou pelas contratações falhadas e derrotas do Benfica. Sabem porquê? Porque finalmente descobriram que o clube precisa sempre deles, nos bons mas principalmente nos maus momentos. Um exemplo que muitos portistas deviam seguir agora antes que sejam obrigados a fazê-lo daqui por umas décadas.

6 comentários:

condor disse...

Amigo Alvaro!O que o amigo escreveu é justamente aquilo que eu penso!Creio até que estes apitos dourados vieram para fragilizar a direcção do FCP,e assim dividir os Portistas,para melhor darem o golpe final,que é colocar o glorigoso no local onde estava a 24 de abril de 1974,seja a que preço fôr!

Anónimo disse...

O unico reparo que faço à Gestão de PC,è que as Contas,tinham obrigação de estar melhores. Mas também è verdade,que apesar de ter recebido o Cluben a falencia tecnica e desportiva,a parte economico/financeira,nunca foi oFORTE das suas gestões,mas sim o RASGO DESPORTIVO. E como neste tipo de "EMPRESAS" os resultados são a MOLA REAL...
Quanto ao falhanço de algumas aquisições,è preciso reparar que o MERCADO, hoje è bem mais dificil e oRISCO BEM MAIOR.
Julgo que o pos/PC,vai ser muito dificil, até porque os ADEPTOS, estão MAL HABITUADOS,já não dão valor a quase nada e julgam-se MUITO CONHECEDORES.

Calantrao disse...

..."quando somos roubados descaradamente".
Meu caro Álvaro, obrigado por mais uma bela gargalhada.
É ver o jogo com o Boavista só pra exemplificar...

Anónimo disse...

Duas coisas:

-Paulo Sousa será com quase toda a certeza o proximo treinador do nosso clube.Ficaria encantado com essa possibilidade.
Treinador jovem,um ex-grandíssimo jogador de futebol,um líder,um anti-sistema vigente!

Convido-os a ler um artigo de opinião de Rui Santos:

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=236632&idselect=114&idCanal=114&p=93

-Que tal uma troca do Bruno Moraes com o Carlos Martins?

Anónimo disse...

Se há reparos a fazer à gestão de Pinto da Costa, apenas os vislumbro na escolha de treinadores.
Mas estes, como se sabe, são como os melões, só depois de abertos é que sabemos do seu valor.
Quanto ao resto e de jogadores, continuo a pensar que Pinto da Costa, a dormitar, avalia mais as capacidades de qualquer atleta que qualquer treinador Tuga ou da estranja com os dois olhos bem abertos.
Acho que se deu liberdade a mais a treinadores para se contratar e dispensar jogadores, com os resultados que se conhecem.

Toupeira disse...

condor, pelo tempo que duraram as investigações e pela forma como elas foram conduzidas (por incrivel que pareça, os dirigentes da segunda circular nunca estiveram sob escuta) ficamos com a certeza que o objectivo não éra fazer uma limpeza no futebol português mas apenas acabar com o dominio do FC Porto.

Mais tarde, os jornalistas recordistas da mentira pegaram em tudo o que lhes foram vendendo sem se preocuparem em saber se os dossiers que lhes chegavam às mãos éram verdadeiros ou não, e começaram a escrever centenas de páginas sabendo que uma mentira dita muitas vezes fica a ser verdade com o passar do tempo.

É claro que isso deixou feridas nos dirigentes e divisões nos adeptos do FC Porto, mas como perder uma batalha não é o mesmo que perder a guerra, vamo-nos entretendo a vencer campeonatos enquanto os nossos adversários andam entretidos com as promessas de um futuro risonho que os dirigentes da segunda circular fazem todos os meses. ;)
------------------------------
Tens razão anónimo. Mas ao menos sabemos que a Sad por estar cotada em bolsa apresenta sempre contas verdadeiras e isso nem todos os clubes fazem.
------------------------------
Calantrão, 16 penáltis roubados apenas esta época, diz-te alguma coisa? ;)
-------------------------------
Que tal uma troca do Bruno Moraes com o Carlos Martins?
LOL! Só se fosse pelo Nani ou pelo João Moutinho. ;)
------------------------------
Concordo anónimo. Com os melões, com o valor de Pinto da Costa a dormitar e com o poder que os últimos treinadores têm tido e por isso no meu último post acabei de escrever sobre Del Neri mas podia citar outros como a saída de Diego por causa de Co Adriaanse. Por outro lado, também é verdade que se Mourinho não tivesse tido no FC Porto o poder que teve para escolher quem quiz, talvez não tivessemos vencido a Taça Uefa e a Liga dos Campeões...pois...é a tal história dos melões.

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista