Seja bem-vindo. Hoje é

02/11/09

O que os jornalistas da segunda circular não dizem

Nos últimos tempos recomeçaram a criticas a Jesualdo Ferreira. Normais, diga-se de passagem. Dois ou três sócios do FC Porto garantem, nos jornais e televisões, que a equipa está pior que na época passada e os profissionais do assobio acreditam que é verdade. Números não são precisos. Está pior e ponto final. E por isso começam a assobiar quem deviam aplaudir e incentivar. Conclusão: quanto mais assobiam, menor é a confiança dos jogadores e pior é a equipa.

Tenho a impressão que a maioria dos profissionais do assobios são velhos sem juízo ou jovens que cresceram a ver o FC Porto vencer títulos atrás de título. E por isso ficam nervosos quando a equipa não está no primeiro lugar. Deve ser por estarem mal habituados. É um pouco como acontece na bolsa onde basta aparecerem umas quedas menores para se instalar o pânico entre alguns investidores.

Sou do tempo em que o FC Porto éra o campeão mas das vitórias morais. Jogavamos muito bonito, mas nos momentos importantes, quando éra preciso a equipa vencer para chegar ao topo, perdiamos e ficavamos a sonhar com a próxima época. Porque éramos roubados ou porque a equipa ficava nervosa com tamanha responsabilidade.

Actualmente é tudo muito diferente. A equipa gosta e quer o primeiro lugar mesmo quando é roubada. Só que não tem pressa em o alcançar porque sabe que mais tarde ou mais cedo chegará lá. Mas para que isso aconteça não pode ser pressionada.

Vejam o caso do Sporting. Alguém, no seu perfeito juízo, acredita que os assobios e os lenços brancos estão a ajudar a equipa?

No post anterior apresentei aqui algumas primeiras páginas onde o Benfica é levado ao colo pela imprensa da segunda circular. Claro. Os jornalistas sabem que dessa maneira estão a moralizar os adeptos vermelhos e a enervar os adversários que chegam a acreditar que é mesmo verdade o que vem escrito nos jornais.

Mas não é! Basta vermos os números para percebermos que nem o Benfica está muito melhor que na época passada, nem o FC Porto está pior. Antes pelo contrário. Se repararmos na classificação dos três grandes, vemos que o Sporting tem menos 3 pontos enquanto o FC Porto tem mais 3 pontos contra apenas mais 1 do Benfica. Será que um simples ponto faz assim tanta diferença? Estão a golear mais vezes, é verdade, mas como um dia disse José Mourinho, a melhor equipa não é a que goleia mais vezes mas sim a que consegue conquistar mais pontos.

Com 9 jornadas disputadas:
Clube - 2009/10 - 2008/09 - Diferença
FC Porto - 20 - 17 - +3 pontos
Benfica - 22 - 21 - +1 ponto
Sporting - 13 - 16 - -3 pontos

Caros amigos portistas, não acreditem em tudo o que dizem os jornalistas da segunda circular e alguns portistas que estão a ser pagos para criticarem o FC Porto. Essa gente não presta.

Não estamos a jogar um bom futebol? Não. Mas temos de ver que a equipa tem sentido a falta de alguns elementos importantes como Valeri, Fucile ou Tomás Costa. Mesmo Rodríguez, que acabou de chegar às convocatórias, ainda não está a render o que pode. Mesmo assim estamos com mais pontos em relação à época passada. De qualquer maneira, mesmo que estivessemos pior nunca seria motivo para assobiarem alguns jogadores sempre que tocam na bola nem para fazerem uma guerra ao treinador que já nos deu três campeonatos consecutivos. Que raio, vocês são portistas ou lagartos?
Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Subscrever / Email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista