Seja bem-vindo. Hoje é

10/09/12

Negócio entre Benfica e Sporting acaba em condenação para todos.

Sempre que Pinto da Costa foi absolvido (e foi sempre, em todos os tribunais de norte a sul do país e mesmo em Lausanne, Suiça!), as desculpas dos fundamentalistas do clube mafioso foram sempre as mesmas: a justiça em Portugal não funciona. Sobre o TAS nem uma palavra.

No entanto, os fundamentalistas não deixam de ter razão até porque sabem o que se passa na casa deles. O actual presidente do Benfica já foi condenado por roubo mas desde que tomou o poder do clube do regime a justiça começou a fechar os olhos e nunca mais foi justa com esse mafioso.

Agora rouba à vontade e enriquece todos os dias porque sabe que não sentará o cú num tribunal enquanto não largar o poder. No dia em que isso acontecer será condenado outra vez como foi Vale e Azevedo e outros anteriores dirigentes do Benfica.

Porque provas contra ele não faltam. No caso Mantorras, por exemplo, a investigação da PJ estava numa fase bastante adiantada quando o MP de Lisboa parou com a...investigação.

Enfim, bastava a Mizé Tung ter gasto um por cento do que gastou com Pinto da Costa para que Luís Filipe Vieira fosse condenado por crimes fiscais e comissões paralelas nas transferências de jogadores entre o Benfica e o At. Madrid e Malaga. Mas tudo bem, o presidente cadastrado não vai ficar para sempre no clube mafioso e quando sair vai ter a mesma sorte que estes artistas:

João Pinto, Duque e Veiga condenados por fraude fiscal

O Tribunal Criminal de Lisboa condenou o antigo jogador João Vieira Pinto, o empresário José Veiga, o administrador da Sporting SAD Luís Duque e o antigo dirigente do clube Rui Meireles pela autoria de um crime de fraude fiscal. Os arguidos foram sentenciados com pena suspensa e condenados ao pagamento de uma multa de 169.629 euros.

José Veiga, avança a Lusa, foi ainda condenado pela 6.ª Vara do Tribunal Criminal de Lisboa a um crime de branqueamento de capitais. Os restantes arguidos foram absolvidos desse crime.

O antigo empresário foi quem recebeu a sentença mais pesada: foi condenado a dois anos e dois meses de prisão pelo crime de fraude fiscal e a três anos e nove meses pelo branqueamento de capitais. O tribunal declarou pena única suspensa por quatro anos e meio, além de uma multa de 169.629 euros, a liquidar em quatro prestações.
João Pinto teve a pena mais leve, tendo-lhe sido aplicado um ano de prisão por crime de fraude fiscal, suspensa por igual período.

Luís Duque e Rui Meireles, antigo responsável pelo departamento financeiro do Sporting, foram condenados a dois anos de prisão por evasão fiscal, com suspensão por quatro anos e três meses.

O tribunal considerou provado que os quatro arguidos «desoneraram-se da responsabilidade» de pagamento de impostos no prémio de assinatura de contrato de 4,2 milhões de euros pago pelo Sporting a João Vieira Pinto, no verão de 2000. Esse valor foi pago ao jogador através da empresa Goodstone.

«Todos os arguidos sabiam e queriam omitir o pagamento ao Estado de impostos com o prémio de assinatura de João Vieira Pinto, pago de comum acordo através da empresa Goodstone», referiu a presidente do coletivo de juízes, Helena Susano, sublinhando que houve «dolo específico» e que os quatro arguidos causaram «um dano patrimonial ao Estado».

Luís Duque foi o único dos quatro arguidos presente na leitura da sentença. João Vieira Pinto, atual diretor da Federação Portuguesa de Futebol com a responsabilidade da seleção, pediu dispensa por se encontrar em estágio com a equipa nacional, que defronta nesta terça-feira o Azerbaijão na corrida ao Mundial 2014. Rui Meireles está em Angola, onde exerce a sua atividade profissional, e José Veiga comprovou a realização de uma viagem ao estrangeiro.

Mais Futebol

5 comentários:

Toupeira disse...

Sobre a condenação dos artistas dá para rir e chorar.

Rir porque é sempre bom ver os mafiosos serem condenados e chorar porque eles se ficam a...rir.

São condenados mas não vão para a prisão nem serão obrigados a pagar os 4 milhões que roubaram ao estado...que rica pena sim senhor!

Toupeira disse...

Já agora, neste momento João Pinto é pago com dinheiros publicos...roubou o estado e o estado continua a pagar-lhe!

Quanto a Luis Duque, foi adjunto do Secretário Estado da Justiça no VIII Governo; entre 1983 e 1989, Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa entre 1990 e 1993, Administrador da Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno; entre 1997 e 1999 e deputado à Assembleia República na IX Legislatura; e desde 2003 e até à presente data é Vereador da Câmara Municipal de Sintra.

Espero que ambos tenham a dignidade de pedirem a demissão dos cargos que ocupam actualmente que nunca mais arranjem nenhum tacho estatal!

Anónimo disse...

Olha se fosse alguem do FCP...

Quem é o Jovem Roberto que actua na Suiça e a quem ouvi grandes referencias hoje num programa desportivo?

E se for Bom toca de avisar o Departamento de scouting do Fcp por mail, utilizando o mais conhecido geral@portosad.pt

Anónimo disse...

Eles vão recorrer...

Toupeira disse...

Sim, parece que sim.

Pesquisar neste blogue

Mensagens populares

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to PORTOGAL by Email

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!

2009/10: 92 dias e 18 jogos depois fez-se justiça!
Hulk e Sapunaru foram castigados com apenas 3 e 4 jogos.
free counters
tag cloud Portugal Top Estou no Blog.com.pt blogaqui? Assinar com Bloglines Futebol Português Eu sou Desportista